Leitores antigos sabem que eu sou contra as patentes. Mas talvez vocês não saiabm que sou contra também o direito autoral. E deveria qualificar essas afirmações, para que vocês possam entender exatamente em que sentido sou contra o direito autoral – para muitos, é o direito autoral que permite licenças Creative Commons, GPL e afins.
Mas eu não tenho tempo pra entrar em nuances agora. O que quero mesmo é linkar para esse absudo, que encontrei no site de perguntas e respostas programmers statexchange. Pra resumir, alguém encontrou um código na internet com uma função que computa o mínimo de dois números, e está na dúvida se, ao copiar verbatim o código da função, estaria infringindo os direitos autorais do código.
Leiam as respostas e vejam a história (não sei se verdadeira, pois é absurda, mas como o mundo é absurdo…) de que programadores da Microsoft são proibidos de olharem em códigos open source para evitar problemas legais de violação de direito autoral de licenças GPL.
Eu só fico aqui pensando com os meus botões: será que as pessoas não conseguem ver que um sistema legal que gera tais incentivos está completamente errado.
Update: As cores de bits. Texto maravilhoso sobre as cores dos bits (sim, tem a ver com direito autoral). De interesse, presumivelmente, se você se interessa ou por direito autoral ou por programação.
De uma olhada no caso da Oracle v Google, eh para ficar varios dias sem dormir:
http://www.groklaw.net/article.php?story=20120507122749740