Biquinha de São Vicente, CEPAL e imposição cultural…

svh014e.jpg

Neste final de semana estive em São Vicente, cidade vizinha à Santos (cidade da minha namorada). Lá visitei a “Biquinha”, pequeno monumento que dispõe de pequenas torneiras que derramam a água que vem da Serra, o monumento em si é bem simples e sem atrativos, o que realmente me interessou foi a pintura de azulejos que ele possui.

O artista conseguiu captar uma imagem comum, mas que ao mesmo tempo passa despercebido pela maioria das pessoas, a catequização dos índios. Essa imagem exposta a todos (e até com certo orgulho, por parte dos moradores de São Vicente) representa o que houve de mais violento e destruidor em termos de imposição de uma cultura dominante. O índio selvagem e indefeso é presa fácil para os jesuitas e a Igreja Católica. A foto mostra bem esta questão, um índio em posição de oração tradicional da igreja cristã. Certamente por esse processo iniciado pela igreja, muitas e muitas religiões indigenas foram extintas, muitas tradições, muitos costumes… E certamente, o índio não tinha a menor capacidade de resistência a este processo.

Esse capitulo vergonhoso imediatamente me lembrou do livro que estou lendo sobre a CEPAL. O livro se chama “A Fantasia Organizada” e foi escrito pelo economista Celso Furtado. Ele narra o inicio e construção do órgão econômico de pesquisas que iria formar um pensamento econômico que trataria de assuntos e problemas estritamente latino americanos (CEPAL- centro de estudos econ. para América Latina e Caribe). A idéia principal era livrar a Ciência Econômica de viés e pressupostos genéricos e “americanizados”. Foi desse grupo que sairam o pensamento Centro-Periferia, mudanças no posicionamento latino frente ao comércio internacional, mudanças da economia agrário exportadora para a industrialização.

O sucesso da CEPAL foi fundamental para o desenvolvimento dos paises de industrialização atrasadas como o Brasil, a Argentina e o Chile. Porém, a cultura dominante da época (EUA), assim como atuaram os jesuitas na época da catequização, tentaram acabar com as especificidades de um pensamento econômico latino americano. Em um dado momento, onde a CEPAL já estava consolidada, os EUA propuseram que a CEPAL fosse anexada a um Secretariado Economico da OEA (Organização dos Estados Americanos). A CEPAL seria esmagada, perderia toda a sua identidade e a sua independência de pensamento. Graças ao esforço de Furtado e principalmente do endosso de Getulio Vargas ao prosseguimento das ações da CEPAL, esta pode se manter independente e livre da imposição cultural por parte do secretariado americano…

Para pensar…

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem-categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Biquinha de São Vicente, CEPAL e imposição cultural…

  1. Pedro disse:

    Espera aí… Bom selvagem indefeso? Lembre-se que aonde há poder há resistência, mesmo que ela tenha sido apagada pela história oficial.

    A utopia da CEPAL foi linda, mas estamos condenados a ser o espelho quebrado do Centro do Sistema-mundo…

  2. Psico disse:

    Eu sabia!!! É um romântico! Romântico da primeira geração. O Pedro aí não é.

    Quem são os grandes Cepalinos de hoje?

  3. Marcel K. disse:

    Milene a idéia do post era comparar a catequização dos indios e a ciência economica que vem de fora para dominar as escolas de pensamento brasileiros.
    O indio brasileiro tinha a sua cultura, sua religião e sua sociedade mas foi tudo devastado pelos jesuitas europeus e seu poderio bélico e financeiro.
    O mesmo aconteceu com a ciência economica. Com a CEPAL, escola de pensamento latino americano, passamos a produzir uma linha genuina de pensamento latino americano. E essa tbém foi quase devastada pelo episódio da OEA onde os americanos tentaram acabar ou esvaziar a CEPAL. Atitude muito parecida com o que fizeram os jesuitas em relação aos indios.

  4. marina disse:

    adorei a foto da biquinha, me faz lembrar minha infancia, gostaria muito se fosse possivel vc me mandar umas fotos da igreja nossa senhora dos navegandes que tem ai e se for possivel fotos do altar da igreja. muito obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s