O empreendimento científico

 criancarussabresson.jpg

Li, no blog de statistical modeling uma rápida discussão sobre o empreendimento científico. E fiquei pensando em minha trajetória acadêmica, minhas aspirações iniciais, o modo como eu concebia a pesquisa e como concebo agora. Começava com uma ctiação:

“All research (…) begins with ignorance. The ability to focus on what it is that you do not know is critical to doing research. I’m absolutely convinced that none of us understands the world.

(…) You can make a useful contribution to a discussion if you can figure out specifically what it is you don’t understand and try to work on it. If you try to start from the other end – ‘I’ve got the world figured out and I’m going to explain it to everybody’ – maybe there are a lot of people who succeed in doing that, but it doesn’t work for me.”

Atualmente concordo com a visão segundo a qual a ciência é feita fundamentalmente da tentativa de entender uma pequena coisa que não é entendida. E que é preciso primeiro mapear bem o que não sabemos e que seria desejoso saber. Mas é fundamental a idéia de que seja algum fenômeno que emerge e não é compreendido e que seja focado, específico.

Embora admire muito Marx, a obra científica dele é, para mim, incompreensível. Não concebo como é possível mirar-se na obra dele como algo a ser emulado.  Simplesmente porque ele quis explicar o mundo. E não é possível explicar o mundo. Nem mesmo metade do mundo. Só fenômenos muito específicos – ainda que o específico seja bem amplo como porque o lobby agrícola nos EUA é tão vencedor.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Sem-categoria e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s