Estatística básica ou nem tanto…

Como vocês sabem ou podem saber lendo todos os posts, eu trabalho com dados em painel no meu doutorado. Para os que não sabem/lembram, dados em painel são aqueles em que temos informações ao longo do tempo de uma variável de interesse, mas para diferentes indivíduos. Ou seja, uma série de tempo junto com cross-section.

Nesse sentido, imaginava que teria de usar as técnicas de regressão para dados em painéis, tipo efeitos fixos ou efeitos aleatórios etc. Porém, os meus dados são um pouco diferente dos usuais em economia. Por exemplo, minha variável dependente, a assinatura de um tratado ao longo do tempo por vários países, assume apenas dois valores – 0 (não assinou) e 1 (assinou) – e tem pouca variabilidade. Na verdade, há uma série de zeros e, quando um país assina, uma série de 1. Ou seja, 0000000000011111111111. Essa seria uma típica sére de observações para um país.

Descobri mais recentemente que esse tipo de dados é usual na chamada análise de sobrevivência. A análise de sobrevivência, originalmente, foi desenvolvida para estudos médicos quando, após uma doença, observa-se quanto tempo o indivíduo sobrevive (ou a volta de uma doença). Assim, observam-se vários zeros, indicando sobrevivênia ou ausência da deonça, e então um 1, indicando morte ou volta da doença.

Em ciência política é comum utilizar análise de sobrevivência para estudar reincidência de ex-criminosos, após saída da prisão. Estou começando a estudar o assunto. Ao mesmo tempo, tentarei aplicar os conhecimentos no programa estatístico R, que é um software livre. À medida que aprender sobre o assunto, postarei aqui minhas impressões. Até como forma de sistematizar os conhecimentos adquiridos nos meus estudos. Escrever esclarece.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em ciência, Manoel Galdino e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s