Análise do Conto “À TOA”

Conto escrito pelo Manoel que aborda como tema principal a violência urbana encontrada nas grandes cidades brasileiras.

O texto narra uma discussão de trânsito que poderia tomar (ou tomou) consequências drásticas para todos os envolvidos. Para narrar esse momento de pavor, o autor procura utilizar frases curtas, sempre utilizando ponto ao final das sentenças. Isso cria “quebras” durante a leitura, o que cria a sensação de tensão e oscilações no texto. Quanto à forma, esse foi o ponto que mais me chamou a atenção. Há também muitas descrições que procuram mostrar com rigor o ambiente em que o episódio ocorreu. Essas descrições são bem precisas, não chegam a ser aquelas descrições quilométricas (e chatas) como as de Eça de Queirós mas são bem completas e ajudam a formar o clima.

Fiz algumas relações dentro do texto. Primeiro, achei que o autor dá muita ênfase ao tema da conversa que os personagens tiveram no bar antes do incidente, a conversa deles no bar envolvia política, economia, relações internacionais. Depois o conto muda subitamente para contar o caso do incidente de trânsito. Ou seja, por que raios o assunto que eles tratavam era tão importante? Acredito que o autor quis colocar o seguinte ponto: enquanto as pessoas discutem política e assuntos filosóficos, as grandes cidades estão a beira do abismo e a violência urbana toma conta. Ou seja, discutir e discutir, não leva a nada…

O cachorro ao final do texto tem papel evidente. O autor que fazer uma relação entre a morte besta do cachorro e a morte também besta que poderia ter acontecido com os personagens, no trânsito…

Foram as análises iniciais. Em breve mando mais comentários sobre o mesmo conto.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem-categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s