Debate s/ Mobilidade Urbana em São Paulo

O coletivo Ecologia Urbana, do qual faço parte, estará realizando um debate sobre mobilidade urbana – trânsito – com ênfase me propostas para resolver o problema.

Com:

Diamantino Alvez Correia
Professor da USP, mestre em geografia com ênfase em Globalização e Geografia Econômica

Márcio Kogan
Arquiteto e Urbanista premiado 4 vezes pelo IAB e indicado ao World Arquiteture Awards

Local: Ação Educativa, rua General Jardim, 660 – Vila Buarque São Paulo
Contatos: ecologiaurbana@yahoo.com.br

O comentário de um amigo ao convite acho que é a melhor chamada para o evento. Então, coloco o comentário dele ao evento abaixo:

“Pra mim esse é a questão mais urgente a ser resolvida em São Paulo.
A situação já está irracional e com grandes prejuízos econômicos pra cidade.
É incrível tantos ficarem tão conformados por tanto tempo…

Outro dia fiz um cálculo básico:

2 horas por dia em trânsito, dentro de carro ou ônibus/metrô (até que
é pouco, certo?) = 8,3% do seu dia (2 dividido por 24)

em um mês são 2,5 dias em trânsito;
em um ano, são exatamente 30 dias;

ou seja:

quem fica SÓ 2 horas por dia em trânsito, em um ano ficará 1 mês inteiro…
1 mês inteiro dentro de um carro, ônibus ou metrô…
1 mês a menos com seu filho(a) pequeno(a), 1 mês a menos com sua
família, seus amigos, 1 mês a menos, e pelo quê? emprego? status?
opções de lazer?

e há quem fique mais, 3 ou 4 horas pra ir e voltar do serviço…
pessoas que devem ter a força-de-trabalho muito barata, pra poder
desperdiçá-la assim…

vale a pena esse estilo de vida?

eu não estudei tanto pra ter tanto do meu tempo desperdiçado no trânsito…

surpreende-me não haver semanalmente protestos como aquele no terminal
M’Boi, dois meses atrás… tem que botar fogo em pneu e bloquear as
ruas mesmo…

desculpem-me, mas o trânsito de Sampa me ofende profundamente, é um
acinte, um ultraje, literalmente uma privação do direito de ir e vir.

a maioria do meus amigos está em Sampa, gosto muito dessa cidade, mas
enquanto esse problema persistir eu não volto a morar aí…

até de passagem é ruim…”
por Mauricio

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Debate s/ Mobilidade Urbana em São Paulo

  1. Silvano disse:

    Meu deus 1 mês!!!

    Isso sim é chocante…

Deixe um comentário

