Debate na Band pra prefeito II

Conforme prometido, seguem mais comentários sobre o Debate na Band pra prefeitos. Por tópicos, pra facilitar a leitura, já que esse post não tem imagens:

1. Há problemas pontuais na cidade. E Há problemas que parecem pontuais. Digo parecem, porque estão – potencialmente- interrelacionados entre si e que um diagnóstico bem feito poderia mostrar. Penso que no mundo ideal, o debate deveria servir para isso. Para que os candidatos mostrassem que problemas que parecem pontuais não o são, e quais os diagnósticos – visões de mundo- de cada um deles para atacar esses problemas.

2. Nesse sentido, o debate deveria ser preparado para atingir esse objetivo. Perguntar sobre sanitários públicos é um desses problemas pontuais apenas de longe relacionados com os problemas mais gerais da cidade. Uma pergunta sem sentido dos jornalistas. Isso porque, se um candidato não tiver uma boa resposta – como proposta- para o problema nem números na cabeça, não vejo como algo ruim. O melhor candidato pode muito bem não saber de algo tão pontual de cabeça, e mesmo assim ter a melhor equipe para resolver esse problma pontual.

3. Não é demais lembrar que há uma assimetria de informação entre eleitor e candidato/partido: os primeiros não sabem quais candidatos/partidos são melhores dentro das preferências de cada um. Nesse sentido, o debate eleitoral como um todo deveria servir para reduzir a assimetria de informação e permitir ao eleitor um voto mais informado.

4. Porém, o debate eleitoral não serve apenas para isso. Muitos eleitores não têm preferências claras sobre com oatacar os problemas da cidade e muito menos sobre quais os principais problemas. Nesse caso, o debate eleitoral poderia ser um momento para a inovação na política, isto é, para que os candidatos tentassem inovar na pauta política do país, modificando as preferências dos eleitores.

5. Voltando então ao debate: o formato dele e a atuação doscandidatos contribuiu para a inovação política ou mesmo para (o objetivo mais modesto) a redução da assimetria de informação?

6. Como argumentado acima, nem diagnósticos, nem esclarecimentos sobre os candidatos o debate produziu. O Alckmin parecia um ambientalista com sua resposta, embora sibamos que sua gestão privilegiará os carros, construção imobiliária desorganizada etc. A Marta pelo menos disse não se arrepender do Estilingão, o que foi ilustrativo. O Kassab, que também pareceum abientalista, anunciou gastos de 4 bilhões de reais ilustrativos das suas reais intenções. Nesse ponto, melhores mesmo foram o Maluf (que reforçou seu apelo construidor de pontes com a proposta da Freeway), Soninha (que chegou até a ir de Bicicleta ao debate) e o Ivan Valente, que atacou a sociedade do automóvel.

7. Porém, a mídia tradicional, preconceituosa com osempre, é incapaz de reparar que os melhores nesse aspecto fundamental, foram justamente quem ela não quer que apareçam. Podemos discordar do Maluf, mas nisso ele não engana. Vai construir pontes e túneis para resolver o problema da poluição e mobilidade urbana. Do mesmo modo, podemos discordar da Soninha e Ivan, mas eles deixaram mais claro que farão escolhas e que escolhas farão. Não é isso muito melhor que um discurso que pretende agradar a todos?

8. Emresumo: no debate político, como no futebol, todos reclamam da mesmice, mas quando alguém fala algo diferente, caem matando o pau em cima, ou não colocam com destaque positivo essa diferença. Como querer que falem algo diferente quando esse é o comportamento padrão da mídia?

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Sem-categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Debate na Band pra prefeito II

  1. Silvano disse:

    Gostei do post!

    Foi bem explicativo com relação ao que é, como deveria ser e como foi o debate.

  2. Marcel disse:

    Só não concordo muito com a 8.
    Será que o problema é do comportamento padrão da mídia ou o problema é mesmo o que a população quer e espera?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s