Zorro x Batman

Eis o primeiro texto da série: Heróis… Heróis?

Por Rodrigo.

Qual é melhor herói? Zorro ou Batman? Zorro e Batman são homens muito ricos. O primeiro “viveu” na Califórnia mexicana, antes da expansão estadunidense até a costa oeste e fazia parte de uma elite ligada à coroa espanhola. Zorro era um inconfidente, mas não só. Uma vez que seus iguais sustentavam os desígnios Del Rey e escorchavam a população, ele achava dois motivos para combatê-los: precisamente a independência e o bem estar da população. Enquanto usufruía (aos moldes de Bolívar, Che e outros) das benesses da fortuna de seu bondoso pai, D. Alejandro, na condição de digno herdeiro D. Diego – aprendendo esgrima, equitação, letras, viajando, nutrindo-se, exercendo influência sobre seus pares, a política, a polícia etc – combatia a aristocracia utilizando-se da identidade mítica do Zorro. Seu Robin é o índio, Tonto, e a população o adora.

O benevolente Bruce Wayne vira herói a partir da violência cometida contra seus pais na metrópole imaginária de Gotham City. O menino que vê os pais assassinados torna-se um adulto sombrio, misterioso, convenientemente cordial e fechado. Ao contrário do bem-humorado Zorro, tem como características, sob sua máscara de homem morcego, a malícia, ações sorrateiras e, freqüentemente, crueldade ao assediar seus oponentes com entorces psicologistas em busca de confissões.

 

O herói é uma alternativa aos protetores corriqueiros (deus, polícia, pais). Os super-heróis ocupam mesmo o lugar dos deuses no mundo de hoje. Maomé e Jesus são espécies de super-heróis. Mas eles não estão no sistema humano de proteção ou zelo. À parte da milícia, polícia, juizes, existem os heróis. Eles mesmos decidem por que interferir, julgam seus prisioneiros, os métodos de combatê-los etc. Os heróis são um sistema judiciário completo! O Homem Aranha decidiu não deter o bandido que matou seu tio Ben e depois, arrependido, decidiu pendurá-lo de cabeça pra baixo numa teia até a polícia chegar. E nem era concursado! Mas eis a grande diferença entre os dois heróis: mesmo sendo os heróis em geral esse aparato jurídico completo, mesmo sendo estes dois heróis movidos pelas próprias convicções e revelando (e sobretudo Batman) personalidades um tanto rebeldes e comportamentos que não são tidos como exemplares, como tortura psicológica, invasões de propriedade sem mandado judicial etc, o Homem morcego guarda na Bat-Caverna uma linha direta com o Comissário Gordon (que também pode chamá-lo através do Bat-Sinal). Zorro, ao contrário, é procurado pelo exército e não se cansa de debochar do pamonha do Sargento Garcia. Apenas na condição de Diego é que tem boas relações com o paspalho e mesmo assim o despista habilmente. Batman torna-se assim um braço ilegal da lei. Lei? O Herói traz para a esfera privada todas as decisões (julgamento, procedimentos, o que é legal ou ilegal – ele legisla), inclusive a própria decisão de tornar-se herói. Mesmo assim, Batman acaba assumindo um conceito de justiça institucional. Zorro não! Este preserva o essencial do herói. Ele é um personagem que atua mesmo e principalmente contra a lei, contra a institucionalidade. Talvez Zorro repreenda sim, como diz o Franklin Martins, um “popular” por furtar galinhas, mas não adota simplesmente, ao contrário de Garcia, o conceito de justiça corrente. Batman não podia ter sido cooptado pela institucionalidade. é o contra-senso: ninguém vira herói se há um sistema suficiente.

 

O Mundo suficiente também não suplica por mudanças que valham as vidas. Quem quer os limites do ethos corrente? Mesmo os limites ilegais (sonegação, por exemplo)? E quem topará subverter seus próprios motivos?

 

Quero vê-los Zorros.

 

posts relacionados: quero vê-los V.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Manoel Galdino e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Zorro x Batman

  1. Pingback: Quero vê-los V x Z. « Blog Pra falar de coisas

  2. CARLOS DIAS disse:

    NOSSO HEROI MASCARADO ZORRO É SEM DUVIDA UM GRANDE HEROI COMO NOSSO HEROI BETO CARRERO… E NOS ORGULHAMOS AGORA DE VIRGINIA DE MAURO “A LULLY”, AFILHADA DE BETO CARRERO, LANÇANDO O CD MUNDO ENCANTADO, SONHO DE BETO CARRERO, REALIZADO. ESTÁ LINDO O TRABALHO. VEJAM O ESPECIAL VIRGINIA DE MAURO NO YOUTUBE. MUSICA DO FAISCA NO CLUBE DOS COMPOSITORES TITULO: “O CAVALO MAIS FAMOSO DO BRASIL”. E ZORRO E BETO CARRERO É TUDO DE BOM. É QUE DESEJO PRA VC E VIRGINIA DE MAURO QUE VIREI FÃ.

  3. Bernardo Tadeu R. Valério disse:

    Zoro x Batman…muito bom! Precisamos dos dois no mundo de hoje mais do que nunca. Parabéns pelo texto e reflexão. Só um detalhe, se me permite.
    O índio Tonto era o amigo do Zorro “bang-bang” – Cavaleiro solitário ( o que dava uma bala de prata aos seus protegidos. O amigo de D. Diego era meu xará, Bernardo ( se fazia de surdo-mudo, qdo era apenas mudo ). Forte abraço a todos.

  4. Obrigado pela correção.

  5. Humberto disse:

    E por falar em justiça e justiceiros, acho que uma injustiça está sendo comentida contra os outros heróis dos quadrinhos, no caso o Robbin que é companheiro do Batman e não foi citado. Não esquecer também os herós não ocidentais, como Alladin e Arjuna, este último um herói-divindade das narrativas hindus

  6. Pingback: Quero vê-los V | Blog Pra falar de coisas

  7. O batman não passa de um personagem de mentira Já o zorro não ele tem historia…

  8. Pingback: Os números de 2010 | Blog Pra falar de coisas

  9. Pingback: Batman, Zizek e Política | Blog Pra falar de coisas

  10. Renata disse:

    Hi! I’m preparing articles about building persnal branding. Part one is with and about Zorro. I rally like your picture aboove.
    Can I use at my blog: personalbranding.wasylow.com your drawing?

  11. Hi,
    I’m sorry, but the pictures aren’t mine. I copied and pasted from some website at the internet and unfortunately at the time I didn’t gave the due credit. And now I don’t know where it came from. I’m really sorry for this, since I do believe that giving credit to whom it’s due is the right thing to do.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s