Quero vê-los V x Z.

Publico o terceiro texto (a tréplica de Rodrigo) da série: “Heróis… Heróis?” (clique aqui para a introdução à série, e aqui e aqui para os dois primeiros textos em ordem de publicação)

Acho interessante o mote. Adoro o V. Mas acho que não iria por esse caminho. Não se trata de ser mais ou menos incendiário; mais ou menos revolucionário; mais ou menos legalista… O V pode ir além do Zorro… mas é porque na história do Zorro não há final feliz. A condição de opressão do povo mexicano é requisito pro início do próximo capítulo. V de vingança tem um final feliz. É um conto de fadas sombrio. Se houvesse um final feliz pro Zorro, seria a independência mexicana e a não opressão da população pelos caudilhos. Isso é igualmente revolucionário.

A questão central que quis abordar no texto Zorro x Batman, foi o fato de – mesmo sendo o herói, por essência, uma alternativa que está além da institucionalidade; mesmo estando o herói num plano equivalente ao divino; alguns procuram ser agentes do status quo, à serviço não de suas convicções, mas do estado geral hegemônico. É o Superomem se apresentando como defensor do mundo, subordinado à ONU (no desenho). Se o aparato existente fosse suficiente, não precisaria existir herói. Simples assim. O Robocop não é herói. Ele é um plano institucional. O Batman não. O Batman é uma resposta a insuficiência da institucionalidade. Ele (sem super-poderes) cumpre um papel inexistente até então. Não por falta de homens bondosos ou que pensem como ele (comissário Gordon e o Alfred são exemplos. No filme também os promotores e o presidente das empresas Wayne lá). A questão é que ninguém cumpre o papel do herói.

O mesmo pode ser dito com relação ao Zorro ou o V. Ambos tem uma multidão de “correligionários” dispostos as se arriscarem pra esconder o mascarado mexicano ou enfrentar o exército pelo mascarado londrino. Não por eles exatamente, mas pela identificação com suas ações. Só que ninguém desses é o herói. O herói foi um papel necessário, extra-institucional e inexistente até então para aquela mobilização. Um herói não se candidata em eleições.

Aí você tem um grande ponto a explorar: o que todos fazem pra garantir sua extra-institucionalidade; pra, mais que isso, se desvencilharem das amarras institucionais impostas mesmo aos cidadãos enquanto respondem exclusivamente por si? O que o homem-aranha faz pra proteger a Tia May e o Clark Kent pra não ser chantageado? Não apenas não agem dentro da institucionalidade (como jornalista, fotógrafo, sobrinho, comissário, empresário, namorado, promotor etc) como sequer agem como cidadãos. Todos inventam um personagem com cuecas por cima das calças e assim, simplesmente inexistem. São mitos. Como personagens não tem qualquer amarra.

Assistam ao Batman – veja o que o Coringa faz quando percebe que o mascarado gosta da promotorinha. Vejam a justificativa do Batman pra assumir uma culpa por coisa que não fez (no fim). Ele não tem cara! Ele pode sumir. E o maior desafio que o Coringa impõe a ele é que tire a mascara e adquira suas amarras! O Coringa é foda! O Batman também. E o melhor – o bat-sinal é quebrado no fim. Contei. Mas é!

Não tão brevemente assim…

O ponto a desenvolver: Batman – Bruce Wayne; Superomem – Clark Kent; Zorro – D. Diego; Homem-aranha – Peter Parker; V. – ?.

O V. só age no nível do mito. Que potência isso traz?

Quero vê-los: V x Z.

About these ads

Sobre Manoel Galdino

Conrthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Sem-categoria e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Quero vê-los V x Z.

  1. Pingback: Quero vê-los V | Blog Pra falar de coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s