Educação: Capital humano e desenvolvimento

Na edição de comemoração de 40 anos da Revista Veja, Eduardo Giannetti é o encarregado de escrever sobre educação e capital humano. Ao invés de escrever um texto, ele copia citações que exprimem a sua opinião. Uma delas é a seguinte:

“Alguns dos mais resolutos oponentes do socialismo foram também os mais ardorosos defensores de uma educação gratuita para todos. Se tais pessoas tivessem sido chamadas a se juntar ao confisco das terras e do capital industrial dos ricos, e de sua distribuição aos pobres, elas teriam rejeitado de forma vigorosa essas medidas de cunho manifestamente socialista. Não obstante, elas participaram naquilo que pode ter sido a maior iniciativa socialista da história: a transferência de ricos para os pobres e as classes médias de uma modalidade de capital que excede o valor de todo capital industrial e todas as terras de propriedade privada – o capital humano.” Robert Fogel (1926), economista americano, prêmio Nobel de 1993, em 2000.

Gostaria de saber do economista Robert Fogel se o negro americano que freqüenta a escola nos guetos do Bronx, ou o “chicano” americano que freqüenta a escola na periferia da Califórnia tem condições de freqüentar Havard, Yale ou MIT? Garanto que a maioria esmagadora não. Fora que a maioria tem que trabalhar e estudar o que já reduz sua capacidade de absorção e horas dedicadas aos estudos. Saem na frente os endinheirados.

Ele esquece que se for oferecido um “ensino básico” gratuito universal, o capital imediatamente irá diferenciar os ensinos, mantendo os tipos de ensino condizentes com cada classe, formando uma barreira à entrada (não é instransponível mas uma grande barreira) para um possível escalada social.

Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Política e Economia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s