Mais uma questão errada da FUVEST

O Leitor Rossanese fez um comentário interessante sobre uma outra questão, que também achei complicada na hora da prova. Vendo agora o comentário dele, concordo integralmente. Mais uma pergunta sem resposta! Coloco abaixo  o comentário dele como um post do blog.

INTERDISCIPLINAR:
04 – O debate atual em torno dos biocombustíveis, como o álcool de cana-de-açúcar e o biodiesel, inclui o efeito estufa. Tal efeito garante temperaturas adequadas à vida na Terra, mas seu aumento indiscriminado é danoso. Com relação a esse aumento, os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porque:
a) são renováveis e sua queima impede o aquecimento global.
b) retiram da atmosfera o CO2 gerado em outras eras.
c) abrem o mercado para o álcool, cuja produção diminuiu o desmatamento.
d) são combustíveis de maior octanagem e de menores taxas de liberação de carbono.
e) contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.

Resposta da fuvest: “os biocombustíveis são alternativas preferíveis aos combustíveis fósseis porque: e) contribuem para a diminuição da liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis.”

Isso está errado também. Ele contribui para menor saldo de emissão se CO2 se substituir os combustiveis fosseis. Contudo, não interfere na “liberação de carbono, presente nos combustíveis fósseis”. Isso está muito mal redigido. Na minha opinião, nenhuma alternativa está correta.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Mais uma questão errada da FUVEST

  1. Humberto.Serna@yahoo.com.br disse:

    meu comentario não entra

  2. Humberto.Serna@yahoo.com.br disse:

    testando 123

  3. Silvano disse:

    Cara eu errei essa, justamente por isso!
    Sacanagem…

  4. Humberto.Serna@yahoo.com.br disse:

    encontrei esse site aqui e vou comentar. no meu tempo a fuvest “era foda” ….talvez o que tenha mudado é que agora sabemos que a Fuve$$$t, a fundação Univesitária do vestibular….definitivamente É FODA…..não, porque eles são foda…
    uma síndrome que sempre pegou por lá era a das Bancas preparatórias do vestibular que elocubrava altas teses antes de “parir” uma questão de prova. Eles preparavam o “boneco” da prova que era depois submetido à crítica dos especialistas em cada área e após um amplo falatório a prova ganhava a versão final. Tudo bem. As discussões rendiam aperfeiçoamentos que melhoravam a precisão da linguagem, o sentido….mas também as vezes geravam enunciados muito extensos ….praticamente dando de lambuja a alternativa correta. O fenômeno era fruto de que todo docente queria uma boquinha na Fuve$$t, aí sentava-se lá na banca e tratava de dar uma contribuiçãozinha…agigantando uma prova que já chegou a ter 160 questões

  5. Humberto.Serna@yahoo.com.br disse:

    nesse mesmo 2008 o vice-diretor da fuvest foi expulso da mesma. Crise na Fundação? Mas é que sobre a alegação de “Cola”, o docente foi afastado por ter plagiado um artigo de outro professor no Instituto de Física,é mole? Num periódico internacional, ele copiou, colou, e pôs o nome dele embaixo como se fosse o autor. Eu não sei quanto aos outros, mas eu acho que o cargo dele na FUVEST não permitiu que ele se dedicasse direito à pesquisa e ao ensino….Reparem que é o mesmo dilema da mulher que saí pra trabalhar fora e não tem tempo de cuidar dos filhos…procure no Gooogle “USP condena físicos acusados de plágio” que a notícia é PHoda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s