Apertando o Botão do Pânico

Leio no Blog do Jonathon Porrit, da comissão de mudança climática do Reino Unido, que é hora de apertar o botão pânico. Pra resumir a história:  como se sabe, o IPCC recomendou que as emissões e CO2 não ultrapassem 450 ppm (partes por milhão) na atmosfera, para garantir que o clima não subisse mais de 2 graus celcius e provocasse conseqüências mais graves. Pois bem, há uma crescente escola de pensamento que diz que mais realista é uma meta de 350 ppm. O problema é que atualmente já estamos com 384 ppm!!!

Eu estou próximo do desespero. As metas do Lula para emissões com desmatamento, que seriam boas e razoáveis 3, 4, 5 anos atrás, hoje são ridículas. Nós precisamos descarbonizar completamente nossa economia para ontem. Não bastam apenas os países desenvolvidos. Precisamos do mundo todo. Assim, quem sabe, nesse cenário possível mas totalmente improvável, a temperatura subiria, sei lá, 3 graus célcius!

Insisto em algo que já tinha falado. A crise financeira não é tão importante quanto a crise ambiental. É muito menos importante! É fichinha. Devíamos aproveitar a crise e acabar com a indústria automobilística e substituí-la, num esforço típico de época de guerra, por outra coisa mais sustentável (por exemplo painéis solares, energia éolica e algo assim).

Atualização: o site 350.org tem informações e campanhas para atingirmos a meta de 350 ppm. Temos ainda o que fazer. então, ao invés de só entrarmos em pânico, façamos!

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, meio ambiente e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Apertando o Botão do Pânico

  1. Humberto disse:

    em meio a tanta noticia ruim chegando junto, ao menos uma boa… se for o caso…. mas é que com a redução da ativdade economica geral é esperada uma redução das emissões de co2 …então uma noticia um pouco boa…ou não?

  2. Pingback: O que sabemos sobre o Aquecimento Global « Blog Pra falar de coisas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s