Tira – Mundo Formigante 4

Agora é petróleo, desenvolvimento econômico… Episódio 4.

Será que estar sentando em cima de um barril de riquezas é importante? Exemplos contra e a favor são vários: Dinamarca, Quatar, Arábia, Venezuela…

No fundo, estamos mesmo na mão das elites…

Enfim…

formiga4

Anúncios
Esse post foi publicado em Marcel, Sem-categoria e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Tira – Mundo Formigante 4

  1. humberto.serna@yahoo.com.br disse:

    é conhecido como dutch disease (o ” mal holandês”) o fato de países com amplas riquezas minerais permanecerem subdesenvolvidos…na realidade a tal “maldição mineral” não é sistemática, já que o Chile por exemplo, ou Kuweit, são exceção à regra….
    além de minerais no subsolo, são instituições fortes que o país precisa ter para assegurar um bom curso social da riqueza….pra transformar o petróleo e o ouro em capital humano: em educação, em saude, em tecnologia….

  2. Marcel disse:

    Sim, a questão é como transformar o petróleo em capital humano, e futuramente no desenvolvimento das demais áreas da economia. Mas a conclusão que eu e o Manoel chegamos é: depende do direcionamento das elites referente aos recursos provindos do petróleo. Talvez instituições como você diz, mas talvez o papel das elites venha antes disso, do surgimento de instituições.

  3. Há uma grande literatura sobre desenvolvimento econômico e insituições. Talvez o grande trabalho pioneiro de maior destaque no assunto seja o que rendeu o prêmio Nobel ao Douglas North.

    É um assunto tão difícil e controverso que é difícil dar uma opinião com muita segurança. Porém, diria o seguinte:
    1. Não há comprovação empírica de que investimento em capital humano leve a crescimento econômico per capita. Ainda se discute se a inexistência de evidências decorre de problemas de mensuração ou porque tal relação inexiste mesmo.
    2. Ainda é controvérso se boas insituições (como democracia, ou parlamentarimso ao invés de presidencialismo) importam para o desenvolvimento econômico. Há quem diga que direitos de propriedade importa, mas é controverso também.
    3. Se alguém quiser, posso passar as referências sobre o assunto. Tenho estudado o assunto pois está relacionado com minha tese de doutorado.

  4. Marcel disse:

    Manoel,

    Do mesmo modo é controverso o papel das elites nesse desenvolvimento. Ou melhor, não sei se teria como mensurar se o direcionamento das elites é mesmo bom.
    Mas a questão principal não é apenas a transferência de dinheiro dos recursos minerais para o capital humano, mas sim o desenvolvimento dos demais setores da economia (que não a extração mineral) alavancados pelo dinheiro do petróleo.
    Se essa riqueza no subsolo que alguns países joga a favor ou contra.

  5. humberto.serna@yahoo.com.br disse:

    Manoel,
    realmente não é sistemático que educação acarrete desenvolvimento econômico, por si. entrei em contato com isso na mono de graduação, mas sei que há relaçao de pré-requesito. Para que o individuo aproveite os beneficios do desenvolvimento de modo pleno requer-se educação formal. Do mesmo modo, as taxas de retorno da educação basica são maiores do que as do ensino superior. Gostaria de me lembrar o nome dos autores. Tmb ficaria grato se me passasse as referencias sobre o assunto sim

  6. humberto.serna@yahoo.com.br disse:

    existem asociações intrigantes entre educação e desenvolvimento. uma delas é que a educação basica cumpre o papel de reter a juventude no sistema de ensino, ao invés de liberar a infancia cedo de mais para o mercado de trabalho.
    Crianças são mão de obra barata, causam desemprego entre adultos; provocam Queda nos salarios(reduzindo a demanda efetiva); E serviços de qualidade inferior…por exemplo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s