My Blueberry Nights

200px-my_blueberry_nights_poster

Assisti ao filme do Kar-Wai, My Blueberry Nights, traduzido por “Um beijo Roubado”. Uma outra tradução seria traduzir efetivamente blueberry, que segundo a wikipedia seria Mirtilo. Acho que a opção escolhida foi melhor.

O filme é Maravilhoso. O Kar-Wai é, acho, o maior diretor da atualidade. Os enquadramentos que ele escolhe para as suas cenas são senacionais. Numa das cenas do filme, Arnie fala que vai atirar em sua (ex?)esposa se ela sair pela porta. Ela sai e logo em seguida vemos a porta se fechando e a placa: “pull”. A sonoridade é muito próxima de pow, típica da sonoplastia de um tiro. Genial.

Atualmente minhas blueberry nights poderiam ser chamadas de my messenger nights. Isso porque minha namorada/esposa está morando na Inglaterra. Quando eu assisti ao filme, queria muito que ela estivesse comigo para apreciar o que eu apreciei.

E aí me veio na cabeça uma coisa que o Marcel tem me pedido há muito tempo: uma fala sobre o amor que não seja aquela idealização romântica, mas irreal. Bem, acho que querer que outra pessoa participe de algo bom é amar essa pessoa. Então, Marcel, se fosse pra falar de um amor cotidiano, diria que ele passa por isso: quando todos os seus momentos especiais e importantes, por menores que eles sejam – na verdade especialmente os menores – você quer que a pessoa que você ama esteja por perto. Seja para ela apreciar também, seja porque você sabe que ela ia gostar, seja porque seria mais legal se ela estivesse ali com você. Acho que amar é isso. Sentir isso. Não é só isso, mas passa por aí.

Paula, esse post é dedicado a você! Eu te amo muito, viu?

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

