Tocqueville

Gosto muito do Tocqueville. Então, uma citação pra vocês:

“O que pedem os senhores à sociedade e a seu governo? É preciso nos entendermos. Querem dar ao espírito humano uma certa elevação, uma maneira generosa de considerar as coisas desse mundo? Querem inspirar aos homens uma espécie de desprezo pelos bens materiais? Desejam fazer nascer ou onservar as convicções profundas e preparar grandes devotamentos?

Trata-se, para os senhores, de polir os costumes, melhorar as maneiras, fazer brilhar as artes? Querem poesia, agitação, glória?

Pretendem organizar um povo de maneira a agir com força sobre os outros? Querem destiná-lo a tentar grandes empresas, e qualquer que seja o resultado de seus esforços, deixar marcos imensos na história?

Se é este, segundo os senhores, o objetivo principal que os homens em sociedade devem propor-se, não adotem o governo da democracia; com certeza, ele não os conduziria a esse resultado.

Mas se lhes parece útil desviar a atividade intelectual e moral do homem para as necessidades da vida material, e empregá-la para produzir bem-estar; se a razão parece-lhes mais lucrativa aos homens que o gênio, se seu objetivo não é criar virtudes heróicas, mas costumes pacíficos; se preferem ver vícios a crimes, e encontrar menos ações grandiosas a encontrar menos faltas; se em vez de agir no seio de uma sociedade brilhante basta-lhes viver em meio a uma sociedade próspera; se, enfim, o objetivo principal de u mgoverno não é, no seu entender, fornecer ao corpo da nação o máximo de força e glória possível, mas propiciar a cada um dos indivíduos que a compões o máximo de bem-estar  e evitar-lhes o máximo a miséria, então igualizem as condições e constituam o governo da democracia”

Tocqueville, A Democracia na América, t.1, cap. VI (final).

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Política e Economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tocqueville

  1. Pingback: Classe Média e o texto do Pondé | Blog Pra falar de coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s