WTF????

Fazia meu passeio bi-semanal normalmente pelos links bi-semanais do Michael Nielsen, quando uma história me interessou pelo título (O começo do fim ou o fim do começo?) e cliquei no link.

Começo a ler e, no meio da leitura, falo pra mim mesmo: Ou, ou, ou… Espera aí. Imediatamente vim aqui ao Blog pra denunciar ao mundo, ou ao menos aos meus leitores… O que mesmo? Bem, preciso terminar a leitura. Mas a coisa é séria. Adianto que é sobre censura na internet. não, não é na China, mas nas democracias europeias…

Pelo que leio, há uma lista (secreta) de sites/blogs que são banidos e, portanto, impedidos de um usuário comum acessar o site/blog. Mesmo quem faça referência a essas listas secretas pode ser banido apenas por isso, como aconteceu com o Wikileaks, que está fazendo essa denúncia.

O Wikileaks é uma ferramente jornalística mundial com o propósito de denunciar opressões às liberdades fundamentais no mundo e é no estilo da wikipedia.

Quando eu fui à Inglaterra e Europa, senti que as liberdades individuais estão mesmo ameaçadas e, não tenho muitas dúvidas, aqui no Brasil, em algumas áreas – especialmente para a classe média – há mais liberdades individuais do que lá.

Um história rápida. Quando fui embarcar de volta de Genebra para Londres, passei pelo detector de metais e apitou. Já estava sem sapato e a mulher perguntou:

Algum Metal?

Não.

Moedas?

Só na minha carteira.

Ela pediu minha carteira, e dei pra ela.

Passei no detector de metal e não apitou. Então, elaabriu minha carteira e olhou tudo que tinha lá, sem pedir minha autorização. Ao constatar que eu tinhas dólares, libras, euros, documentos pessoais, fotos de minah namorada e algumas moedas, e só, ela me devolveu a carteira e fui liberado. WTF???

Essa é apenas uma das muitas histórinhas da Europa.

Fico pensando aqui se Hitler, na verdade, não retardou um processo lento e gradual de supressão das liberdades individuais em direção a um mundo totalitário, ao tentar acelerar a história…

crédito: cartoon por Cathy Wilcox

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para WTF????

  1. Humberto disse:

    não entendi a parte sobre Hitler acelerar a história

  2. Marcel disse:

    somos dois que não entenderam a parte do Hitler.

  3. Então ficou mal explicado.
    Quis dizer o seguinte: Hitler quis acabar com as liberdades individuais para implementar seu projeto. Porém, fez isso muito rapidamente, entrando em choque com outros valores estabelecidos.
    Se ele fizesse algo mais gradual, talvez tivesse tido mais sucesso. Por iss oque disse que ele quis acelerar a história e, no fim das contas, acabou atrasando.

    É só uma idéia/hipótese. Mas pra falar num blog, tá valendo.
    Se não entenderam ainda, falem que eu explico mais.

  4. Humberto disse:

    A tese é interessante, e a história pode caminhar para um mundo de liberdade vigiada, mas é possível que não seja no sentido estado-individuo, mas sim uma espécie de anarquia com vigilância, com qualquer cidadão podendo ser opressor de outro desde que controle as suas informações . Eu estou pensando seriamente em daqui a 10 anos só me relacionar com o mundo através de avatares como forma de proteger meus dados e minha essencialidade. No futuro até um exame de endoscopia que vc fez pode ir parar na internet…..

  5. Marcel K disse:

    Manoel,
    Na minha opinião, a supressão da liberdade individual atual generalizada mundialmente (que você passou recentemente) não tem relação com o Hitler ou não consigo estabeler essa relação.
    Talvez relacionado com o capitalismo, anti-americanismo, terrorismo mas com Hitler não.
    Supressão de liberdade já foram piores em todos os lugares do mundo, aqui no Brasil, na América Latina, na Espanha, na Ásia…

  6. Humberto disse:

    o alcançe da supressão das liberdades depende da tecnologia, aí outra tese interessante; governos anteriores ao sec. XX já tentaram estender tentáculos sobre a população (luis XV, napoleão)mas nada que se compare a como será no futuro

Deixe um comentário

