A letra da música, qual a real função?

Bem, estou apenas pensando sobre o assunto…

Mas vez ou outra fico indignado com algumas letras que ouço em músicas, músicas de FM nem se fala, mas mesmo em samba-canção ou algum mpb, vejo músicas com letras que realmente não representam muito pra mim.

Conversei isso com o Psico (amigo) e relatei meu questionamento, principalmente por estar ouvindo um songbook do Noel Rosa. Falei de “Com que roupa” e  “Gago Apaixonado”, e pensei: pô que temática mais sem importância. O Psico definiria como músicas “descompromissadas” e consegue gostar delas mesmo assim, mesmo a letra sendo não muito profunda.

Outro amigo me disse que letra é como mais um instrumento, não precisa falar nada de muito sentido e apenas usar das palavras para fazerem melodias que acompanhem os instrumentos.

Sendo mais radical pensei: se for pra escrever uma música sem uma letra e uma temática de importância, é melhor deixar apenas a música instrumental, sem vocal e texto.

Na verdade, não tenho posição definida…

Alguém tem alguma idéia sobre o assunto?

Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Marcel e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A letra da música, qual a real função?

  1. Cimara Fróis disse:

    As palavras numa canção não precisam ser compromissadas com nada… muitas vezes, elas são cotidianas, e é aí que reside a poesia delas… na simplicidade do tema, aliado à sonoridade das palavras,aliados à melodia, ao ritmo, à harmonia… é esse conjunto de coisas que faz a música ser “boa”… e ser “boa” também é muito subjetivo, pq nem sempre o que é bom pra mim é bom pra você… e nem sempre se sabe porque a música é boa… simplesmente se gosta dela… e só…

  2. Marcel K. disse:

    Pois é, um outro amigo me disse algo muito parecido com o que você disse quando tivemos essa discussão.
    Teorizar muito em cima de um canção (ou mesmo em cima da letra da canção) não é a proposta da música como arte. Tipo, encarar a música como a linguagem da emoção e a letra como algo não necessariamente poético e estruturado.
    Enfim, estou de acordo com o que vc disse.

Deixe um comentário

