Gráfico da Ideologia dos Deputados Brasileiros

O Gráfico abaixo representa uma estimação da ideologia dos deputados brasileiros, para o ano de 2007, a partir dos votos dos mesmos nas várias leis. O gráfico foi realizado por mim e um colega, o Umberto, a partir da base de dados do CEBRAP, usando o programa W-Nominate. Cada ponto representa um deputado, e para cada mudança de partido nós consideramos como se fosse um outro deputado, com uma outra ideologia (eventualmente pode estimar a mesma ideologia, e ficar na mesma posição).

A primeira dimensão (eixo X) ideológica é a mais importante, e é pra ela que devemos olhar para analisar esses dados.

Como vocês podem ver, o PT está na esquerda, enquanto o PSDB e o DEM estão na direita, com o DEM mais à direita. Outra coisa interessante é que o PMDB está no centro, mas é um partido menos coeso, ou seja, com maior dispersão dos deputados no espectro político. Mesmo assim, é muito menos disperso do que nós imaginaríamos a julgar pela crônica política. Para quem quiser ver um gráfico com resolução melhor e mais ampliado, em pdf: res_wnom.

Ah, aguardo comentários!

nominate2007

Ps. Acho que vale uma explicação sobre o gráfico, conforme sugeriu um leitor. O gráfico utiliza as votações dos deputados (sim, não) para procurar padrões nas votações que explique os votos. A Primeira dimensão explica aproximadamente 93% e é a mais importante, e podemos chamá-la de dimensão esquerda direita. Isso significa que a posição do deputado no espectro esquerda-direita explica (em média) aproximadamente 93% dos votos dos deputados. A segunda dimensão é mais difícil de interpretar seus significado, e assim que eu tiver alguma pista, colocarei aqui.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Gráfico da Ideologia dos Deputados Brasileiros

  1. serna disse:

    legal, vou me deter com mais tempo sobre o gráfico, mas o único comentário que posso fazer por hora é: os PT não deveria ser representado por uma estrelinha vermelha? rs

  2. De fato, uma estrelinha seria mais mnemônico. Mas eu confesso que não sei como fazer isso! Quem sabe meu colega da pós, o Umberto, que fez o gráfico junto comigo, sabe como colocar uma estrela.

  3. André disse:

    Que bacana, fiquei curioso para entender como é elaborado e o que seria o eixo y. Muito legal! Mas para falar a verdade, estou enxergando o PSDB tão a direita ou mais que o DEM, se entendi corretamente a legenda (trinagulos azul piscina PSDB e bolas azul marinho DEM).

  4. Marcel disse:

    Em linhas gerais dá pra entender o gráfico, o problema é saber como foi feita a separação dos dados pra chegar a esse gráfico. Ai pode ter alguma divergência de idéias…

  5. serna disse:

    esse círculo se pintarmos de azul e botarmos a faixa “ordem e progresso” começa a se pareçer com a bandeira nacional…hehe
    mas também dá curiosidade em conheçer o nome dos deputados, por exemplo, tem um do PMN e outro do PSB que andopu dizendo sim em quase todas as votações; tem outro no canto de baixo, do PTC, que é um ponto “isolado”…
    os do PR estão todos no canto inferior… muito intrigante

  6. Humberto disse:

    e então? está certo o gráfico ou está errado?

  7. O gráfico tá certo. É isso aí mesmo.
    Olhando na base de dados, dá pra recuperar quem votou onde.
    Quando tiver um tempinho eu olho alguns deputados.
    Com relação à metodologia, é difícil explicar rapidamente num comentário. Depois eu faço um posto explicando.

  8. Gabriel disse:

    Manoel, não me parece um gráfico de esquerda ou direita. Percebi algumas coisas, parece-me estranho que o PR e o PP estejam numa centro esquerda, enquanto, por exemplo, PSOL esteja na direita. Nada a favor ou contra o PSOL, mas acho que eles certamente estão mais à esquerda do que Blairo Maggi ou Maluf.

    Nao sei qual foi o critério que você utilizou nem se você fez um controle para sua hipótese. Pode ser que essa seja apenas a forma que os partidos se posicionam em relação ao governo federal. Mas, disso eu não, só estou supondo mesmo.

    De resto, interessante seu trabalho.

Deixe uma resposta

