Harry Potter

Atenção, Spoilers do filme. Se você não viu e não quer saber nada da história antes de assistir a ele, não leia o comentário abaixo.

harrypotter

Vi, e não gostei. Para mim esse foi o pior filme da série, mas disparado. Eu não li nenhum dos livros, à exceção do primeiro, então não sei dizer em termos de adaptação, nem se o problema é do filme, ou da históri original, que era ruim.

E qual o principal problema do filme para mim? Bem, acontece que o filme não tem uma história para contar. Ou melhor, ele não se decide sobre qual história para contar.

Começa que o título do filme não diz nada sobre a história. Talvez eu não tenha captado algo, mas hei, e daí que o Snape é o príncipe mestiço? O que isso acrescentou para a história, para o Harry? absoluatamente nada, é um fato banal. Talvez tenha repercussões para o próximo filme, mas eu já volto a esse ponto. O fato é que pra esse filme, o exato da série, saber que era o Sanpe não significou nada, não acrescentou nada ao meu entendimento (perdi alguma coisa?). Então, o filme não é sobre o príncipe mestiço.

Talvez o filme seja sobre a vida adolescente e as peripécias do escolhido sejam meroo pano de fundo para um filme que é, verdadeiramente, sobre as desventuras de adolescentes? Bom, obviamente o filme não é sobre isso, primeiro porque querem que ciranças vejam o filme, e aí, nada de menção à sexo explicitamente e tal. Segundo, nada é bem desenvolvido, as situações não são trabalhadas, a psicologia é muito superficial. Então, o filme não é sobre isso, e nem poderia. Pois trata-se de Harry Poter, e o que queremos saber é como ele irá derrotar você-sabe-quem. De todo modo, comparem esse filme com Homem-Aranha 2. Nesse sim a psicologia do personagem e as situações humanas são bem desenvolvidas.

Talvez então o filme seja sobre mais uma lição que Harry aprendeu: Não ficar cegado pelo ódio, não desconfiar de todo mundo que isso será sua ruína? Não, ele não aprendeu lição nenhuma, pelo menos até onde vi. Não aprendeu lição sobre o sexo, sobre o amor, sobre os amigos, sobre estratégia (talvez que ele às vezes é tapado!), sobre confiança, sobre Valdermort, que seja. Nada. É o filme em que não se aprendeu nada de muito útil.

E o filme é sobre o que, então? Não sei. Pra mim, o filme é uma preparação pro final, e nada disso. Não sei se porque eu já sabia que Dumbledore iria morrer, mas o filme não tem uma história pra contar. Nem mesmo a morte e as conseqüências da morte dele foram bem exploradas.

Então o filme é ruim e é o pior da série. Talvez em retrospecto, quando assistirmos aos dois últimos, ele faça mais sentido. Mas isso não o salva, mostra apenas que de fato é um filme ruim que tem como única função nos preparar par4a o final. Não tem vida própria!

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Harry Potter

  1. Isabel disse:

    Eu, que li cada um dos 7 livros 4 vezes, acho que os filmes não contam história nenhuma, imagina quem não leu nada!

    Todos os filmes do HP são deprimentes e não valem o preço do ingresso do cinema…

  2. Mas minha crítica é outra. Eu acho que nos demais filmes tinha alguma coisa a ser contada.
    O Harry já aprendeu que ele tem que confiar nos amigos, que sem ele não iria longe.
    Já aprendeu que não pode ficar olhando pro passado, vivendo da fantasia de reencontrar seus pais (o episódio do espelho). Enfim já aprendeu muitas coisas, e sempre teve histórias a serem contadas nos filmes.
    Nesse último, achei que nem isso teve.

    Não sei quanto aos livros, mas sei quanto aos filmes, e com certeza esse é o pior da série.

  3. sara disse:

    eu queria era o numero do Harry Potter

  4. sara disse:

    eu nao acada nenhuma das magias que eles fazem mas se e assim o filme

  5. gabriel disse:

    não gostei de nenhum filme do harry potter por que não tem semtido e sen grassa, so mostra gente conversando. nunca gostei tanben dos senhor dos aneis

  6. gabriel disse:

    TITANIC E BEM MALHOR

    11 OSCAR
    MAIOR BILHETERIA NO MUNDO
    MAIOR PRODUÇÃO

Deixe uma resposta

