Entrevista com Armínio sobre Estado e Economi do Brasil

O Armínio Fraga, ex-presidente do banco central no segundo governo de FHC deu uma entrevista interessante ao Valor. Falou de várias coisas de economia e de Ciência Política.

Eu confesso que não entendi tudo que ele disse de economia (como a tese de que os juros podem subir como resultado da intervenção no câmbio devido à mudanças nas expectativas dos agentes).

Então não vou dar pitaco sobre o que não é mais minha área de expertise (nunca foi muito, imagine agora que não estudo há algum tempo). Mas me parece que ele falou umas coisa do processo político que são complicados, e ele fez parece simples, óbvio.

Pra ficar num exemplo, pegue a questão do orçamento. Atualmente o executivo controla o orçamento e isso é uma das fontes de estabilidade política do nosso presidencialismo. Não é novidade que o presidencialismo de coalizão se baseia na distribuição de cargos e benesses via sistema partidário. Mas a coalizão só é estável porque o presidente tem muito poder. Se o congresso passar a controlar o orçamento, isso pode tumultuar o sistema político. Não digo que piora necessariamente, mas o assunto é complexo. A última reforma sobre o assunto que tenho notícia foi no sentido de limitar o poder do legislativo, justamente por causa do escândalo dos anões do orçamento. Ou seja, o contrário do que o Armínio parece sugerir (mais poder por legislativo é mais patrimonialismo).

Tudo isso é difícil e complexo, mas os economistas pensam que só a ciência deles é complexa. A política também é. Não digo com isso que os cientistas políticos deveriam ter um papel similar ao dos economistas. Mas esse é assunto pra outro post.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Entrevista com Armínio sobre Estado e Economi do Brasil

  1. Humberto disse:

    vcs acreditam que exista representatividade demasiada do nordeste no nosso congresso?
    ou que nosso ambiente político poderia ter mais qualidade se houvesse menos estados do norte na federação? por exemplo, se alguns deles fossem reunidos?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s