Democracias são mais cooperativas internacionalmente?

Nos últimos posts fiz críticas aos trabalhos dos outros. E uma das coisas que peguei no pé dos outros foi o uso de tabelas feias ou gráficos feios. Mas, como criticar é sempre mais fácil que fazer, é hora de matar a cobra e mostrar o pau!

Apresento abaixo alguns gráficos sobre a assinatura dos países para um tratado internacional de Patentes, a Convenção de Paris, de 1883. Esses gráficos mostram os resultados que foram reportados numa reportagem no site da USP sobre minha tese de doutorado (na verdade a reportagem é sobre uma pesquisa que envolve minha tese).

O primeiro gráfico mostra o comportamento de todas as autocracias (daí o ‘A’ vermelho) no mundo, no período de 1950 a 2002 que assinaram e não assinaram o tratado. O segundo gráfico é parecido, só que para democracias.

Como se pode observar, todas as democracias muito ricas assinaram o tratado. E poucas democracias de renda intermediária não assinaram o tratado, comparado com as que assinaram.

O inverso acontece para as autocracias ricas. A maioria delas não assinou o tratado.

renda e regime 4 paris

renda e regime 5 parisps.: Esses gráficos eu fiz no R. Se alguém quiser o script, eu passo. É só me pedir por e-mail ou nos comentários. O script não é lá muito eficiente, mas funciona, hehe.

ps.2: Se alguém tiver interessado na pesquisa, eu posso enviar um artigo que escrevi e ainda não foi publicado (e tem uns gráficos feios que eu vou substituir por esses mais bonitos).

ps.3: Se alguém só quiser tirar dúvidas metodológicas (por exemplo, como classifiquei o que era um país democrático e o que era autoritário), só mandar e-mail ou escrever nos comentários.

ps.4: respondendo à pergunta do post: não sei dizer, mas pelo menos nesse caso, apenas as democracias ricas são mais cooperativas que as ditaduras ricas. Não podemos falar isso para as democracias pobres.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em ciência, Política e Economia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Democracias são mais cooperativas internacionalmente?

  1. natalia bueno disse:

    Oi Manoel,

    Manda seu texto, que ainda não foi publicado! (dia 17 é minha qualificação, aliás)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s