A importância da História e House

Acabei de assistir ao episódio mais recente da sexta temporada de House. Considerei um episódio ruim, por árias razões que não vou explicar em detalhes para não dar muito spoilers (mas atenção, há spoilers). O mais importante é que, aparentemente, os roteiristas tentaram fazer uma mudança (que eu gostei) no personagem, não deu certo, e agora voltaram atrás pra reconquistar a audiência. Era uma mudança importante do ponto de vista da construção psicológica do personagem, mas que com o retrocesso será jogada no lixo, destruindo no processo a coerência do personagem e estragando a estrutura narrativa. Tudo por causa da audiência.

Tudo isso apenas lembra os problemas da cultura de massa e indústria cultural e blablabla. Na hora eu pensei que é uma pena que nos tempos modernos (penso no séc. XX) as narrativas sejam influenciadas pela Massa, prejudicando a coerência dessas obras.

Pois bem, aí lembrei que no séc. XIX os folhetins eram modificados em virtude da reação das massas, exatamente como agora, só que sem o rigor estatístico. Então pensei que o conhecimento da história de fato é importante. Não é nada, não é nada, mas ter perspectiva histórica na hora de avaliar as coisas ajuda a trabalhar melhos seus sentimentos e atitudes diante de fatos pequenos.

A história pode não ser uma ciência como a estatística, capaz de ser útil na política pública ou ação empresarial, mas ela é importante na formação cultural do indivíduo enquanto indivíduo. Sua utilidade não está em permitir controle do mundo, mas justamente em ajudar a viver na parte do mundo em que não temos controle.

 

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s