Eleições presidenciais 2010

Estamos em 2010 e é ano de eleições presidenciais (além de Copa do Mundo). Muitos estão se perguntando se Dilma Rouseff será capaz de bater Serra, que é líder nas pesquisas eleitorais. Pra refrescar a memória, eu fiz um mapa eleitoral das últimas eleições presidenciais com base nos votos do primeiro turno.

O mapa reflete o percentual de votos de Lula em cada estado. Conforme podemos ver, a exceção de Alagoas e Sergipe, lula foi muito bem no nordeste. Espera-se que Dilma consiga algo parecido em 2010 pela simples transferência de votos de Lula para ela. Em Minas Lula também teve mais de 50% dos votos ( e no Rio foi 49%). Porém, o desempenho de Lula na maior parte do Sul, Sudeste e Centro-oeste não foi tão bom.

Se compararmos o mapa para os votos de Alckmin, o resultado é praticamente o oposto. Assim, tudo vai depender de qual a taxa de votos de Lula que migrará para Dilma, e quais outros fatores que influenciaram o voto em Alckmin e Lula no sul, sudeste e centro-oeste e como esses fatores estão em 2010, comparativamente a 2006. Se a renda e emprego for um fator relevante, então o cenário é favorável a Dilma. Se o conservadorismo/progressimos for a variável chave, então (acredito) não há uma mudança muito grande de 2006 para 2010.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s