Pitacos sobre o Desfile de Escolas de Samba…

Tenho lido com certa freqüência, uma chuva de críticas em cima do Desfile de Escolas de Samba no carnaval. Parece que virou “moda” criticar esses desfiles. Não que as críticas para esse evento não sejam válidas, realmente tem muita coisa que deve ser dita e deve ser pensada, mas esses motivos são insuficientes para tirar a importância  que é o desfile.

Das críticas, tem aquela direcionada ao samba: os sambas são acusados de serem todos pré-formatados, todos devem ter um número x de versos e a presença de um refrão que sacuda a galera. De fato essa formuleta tem sido reproduzida quase todo carnaval e nas raras vezes que o samba não é feito dessa maneira, ele realmente não faz sucesso com a platéia.

Há quem critique o fato do samba ser muito rápido no andamento, que o ritmo seja muito forte, apressado demais. Isso seria uma descaracterização se comparado aos sambas mais antigos, mais compassados. Talvez ele tenha que acompanhar o ritmo da bateria, cada vez mais frenético. Mas isso realmente é tendência nos desfiles.

Os volumosos recursos gastos no carnaval também é motivo de questionamento por muitos. Principalmente, pelo fato desses recursos terem origem sem comprovação licita. Muitos associam as escolas de samba à tráfico de drogas e jogo do bixo. E a necessidade de capital pra fazer um desfile luxuoso, reverbera para outros lados como as alas pagas por turistas, os enredos encomendados por órgãos que queiram bancar o desfile, alegorias patrocinadas…

Parece contraditório colocar todas essas críticas à parte e mesmo assim apreciar o desfile. Mas eu sou assim. Acho muito legal acompanhar, ver como as alegorias e fantasias se associam com o enredo, as metáforas que os carnavalescos usam para representar certos temas. Uma maneira de você tentar identificar a presença da comunidade no desfile é ver a evolução e a harmonia da escola. Geralmente nas escolas que tem a massa das comunidades, todos estão extasiados, sorrindo e principalmente, sabem todo o samba-enredo! Muito diferente das alas que são alugadas para “turistas”.

Dá pra perceber quando o enredo foi vendido para alguma empresa ou órgão governamental, isso não acaba totalmente com o desfile, mas perde muitos pontos com a platéia. Quanto mais isso for disfarçado, melhor é. Enfim, ainda acho um programa válido.

Abaixo, o samba-enredo da Vila Isabel de 2010 que tentou não enfatizar um refrão:

Anúncios
Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Marcel e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pitacos sobre o Desfile de Escolas de Samba…

  1. neli lima disse:

    Tambem gosto dos desfiles das escolas, inclusive já assistimos a ujm desfile das escolas ai em São Paulo, em 2008. Muito bonito, e o enredo integrado as alegorias e aos carros , bem como as fantasias, muito bonito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s