Economia: Curso profissionalizante? Curso técnico?

Como todos que acompanham o blog devem saber, entrei no começo do ano no curso de graduação em Filosofia na USP. Após as calouradas (que já não são mais adequadas para a minha idade e estado de espírito), o curso de fato teve início. Principalmente as apresentações das matérias que serão ministradas no primeiro semestre.

Primeira coisa que noto em relação à minha antiga faculdade (Faculdade de Economia da USP) é que a maioria dos professores está comprometida em ministrar um bom curso. Os professores do primeiro ano são jovens no departamento e parecem motivados para os cursos. Bem diferente das matérias iniciais da Economia, onde os cursos do primeiro ano eram entregues a professores desmotivados, “velhos de casa” e geralmente mais comprometidos com outras atividades profissionais (principalmente consultorias e bancos, coisas mais rentávei$).

Em uma das aulas, pela primeira vez na minha vida, foi justificado o porquê do uso de seminários para a formulação do curso. No meu entender, e pela própria experiência em aulas desse tipo, os seminários sempre foram associados a professores que queriam passar o conteúdo de forma a dar o menor trabalho possível a eles. Os seminários geralmente eram largados e sem sentido. Na filosofia, tudo foi justificado, o porquê da escolha dos livros para discussão, como eles querem que a exposição aconteça e o que procuram avaliar.

Em outra aula, um dos professores fez uma pequena explicação sobre o curso, e explicava que o curso de Filosofia não é um curso profissionalizante, porque a todo o instante referia-se à totalidade. Busca explicações gerais… Mesmo que o problema apresentado seja individual ou setorial…

Essa foi uma das discussões que tive no curso de Economia. A Faculdade de Economia vive essa dualidade: é assim como a Filosofia, um curso que refere-se sempre à totalidade, e ao mesmo tempo é um curso meramente técnico, na medida em que instrumetaliza o aluno para determinadas atividades profissionais.

Por exemplo, o curso de Economia, tem matérias que tratam sobre a História Econômica Geral, História do Pensamento Econômico, Formação Econômica do Brasil, diversas matérias que são amplas e buscam a totalidade. E que em princípio não teriam nenhuma utilização direta para o mercado. Ao mesmo tempo tem matérias como Mercado de Capitais, Derivativos, Renda Fixa e Matemática Financeira, que são formuladas para instrumetalizar o aluno para trabalho em mercados financeiros, instituições financeiras e finanças.

A maioria dos cursos inegavelmente mais técnicos, como Direito ou Jornalismo, apresentam nas fases iniciais, cursos mais amplos e gerais, geralmente são poucos e estão lá apenas para compor o primeiro semestre e primeio ano. Depois são meramente instrumentais. Ao contrário do curso de Economia, que vive essa dualidade por todo o curso.

Em suma, se me perguntasse se o curso de Economia é técnico / profissionalizante, minha resposta seria: sim e não. Como convive com essa dualidade durante todo o curso, ele acaba frustrando a demanda de todos os tipos de aluno. Na verdade, não vejo essa dualidade com bons  olhos, ao contrário da abrangência sempre celebrada pelo senso comum.

Esse post foi publicado em Marcel, Política e Economia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Economia: Curso profissionalizante? Curso técnico?

  1. No pude resistir y abstenerme de comentar. Muy bien excepcionalmente escrito!
    Ya mismo procedo enviandoselo a mis conocidos

  2. Pedro Gustavo disse:

    Maneiríssima a apresentação do Diego, seu suspensório está descoladaço, uma pena não ter visto antes, saudades.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s