Explicando melhor a reforma de saúde dos EUA

Depois de reler o que eu escrevi, percebi que não expliquei o conteúdo substantivo da reforma de saúde dos EUA. Uma (boa) razão para tal é que eu não conheço muito sobre o sistema de saúde americano e, portanto, não sou nenhum expert aqui.

Mas eu posso pelos menos compartilhar alguns links e informações básicas para quem quiser se informar melhor. O ponto fundamental é que os EUA não garantiam acesso universal à saúde, ao contrário de todos os países desenvolvidos e até alguns em desenvolvimento, como o Brasil! Após a reforma, esse acesso fica garantido.
Mas para obter mais informações, vamos aos links:
A primeira passagem é claro pela wikipedia.

Minha segunda sugestão é dar uma olhada num gráfico que compara os gastos com saúde dos países da OCDE e o que um índice da “qualidade” dos serviços de saúde. Dá pra ver com os EUA vão mal.

Terceira sugestão: mais um gráfico, dessa vez do quase sempre excelente Nate Silver.

Minha última sugestão seria que alguém se dispusesse a explicar que saúde pública envolve: promoção de saúde, prevenção e recuperação. Mas ainda não consegui ninguém que tenah feito isso de forma simples. Talvez eu convença minha namorada/esposa a escrever um texto aqui sobre o assunto.

update: esse link do New York Times dá uma resumida na legislação aprovada. Vale a pena.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

