Essa eu tenho que Blogar

Uma das razões porque eu blogo é que, quando vejo coisas como essa, eu preciso escrever. É uma compulsão que me salva. Só escrevendo consigo sentir algum alívio.

Eis a história; alguém escreveu um texto sobre o ensino de aritimétia na escola (lá nos EUA) e aí um leitor anônimo contou a seguinte história. Havia uma espécia de disputa e ele foi convocado pra participar do time da escola, junto com outros professores. Havia uma questão sobre os 5 primeiros dígitos de pi.

E, por alguma razão inexplicável pra mim, todos os professores da escola acreditavam que pi era igual a 22/7. E quando apontaram para eles que Pi era um número racional irracional (portanto, nunca poderia ser 22/7) eles não sabiam muito bem o que era um númrro racional irracional!

Bizarro, pra dizer o mínimo. E aí eu fico me perguntando: há esperança nesse mundo quando o país mais rico do mundo ensina isso para as crianças de lá?

ps.: Agradeço ao Rodolpho pela correção no “irracional”, acima.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Essa eu tenho que Blogar

  1. Rodolpho disse:

    Mané, faltou o “i” de irracional duas vezes no terceiro parágrafo, pode confundir o leitor.
    Um dia eu te conto o que vi no Museu de História Natural em NY. Realmente bizarro!

  2. Rodolpho disse:

    Mas dado o pragmatismo americano até que pode-se relevar o problema relatado, pois a razão indicada é uma boa aproximação para o Pi.
    22 / 7 = 3,14285714

Deixe um comentário

