Proposta de Debate eleitoral

Acabei de descobri que um debate para as próximas eleições dos reino Unido envolveu não os futuros primeiro-ministros, mas… os possíveis secretários de meio-ambiente dos três principais partidos!

Não vi o debate, mas achei ótima a idéia. Um governo é feito não somente do presidente, mas também pela equipe que ele monta e do nível dos debates programáticos internos dos Partidos.

Um debate desse tipo no Brasil, com um representante de cada partido com candidato a presidente seria interessantíssimo. Já imaginaram, os futuros ministros da fazenda de cada partido debatendo os propostas para a área econômica? Poderíamos perguntar coisas mais específicas que o grande público não entende.

É a favor do regime de metas de inflação? Acha que o BC deve ser independente? É a favor das PPPs? O que acha do atual nível da TJLP? O que acha do atual nível de salários dos funcionários públios federais? Pretende congelar as contratações de funcionários? Concessões devem buscar arrecadar dinheiro pro Estado (como estrada de SP) ou minimizar o preço do pro consumidor (estradas federais)? Pretende privatizar alguma empresa estatal? Acha que o câmbio está valorizado demais? O Câmbio deve continuar flutuante? Defende que a previdência tem déficit ou é superavitária? É a favor de termos CPMF? É a favor da desvincuação das receitas da união? O estado deve implementar políticas anti-cíclicas? Na fase de expansão, deve cortar imposto ou reduzir gasto e aumentar o superávit? Acha que deve ter superávit nominal? É a favor de Banco Central Independente? É a favor de ajudar empresas em situação de crise generalizada? Qual deve ser o salário mínimo ao final do mandato?

Ou então, o mesmo para a saúde, educação, meio-ambiente, política externa… Seria muito interessante e ao mesmo tempo fortaleceria os partidos no que tem de ser fortalecido: coerência ideológica e progamática.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s