Polymath Project

Eu já comentei rapidamente aqui no Blog sobre o Polymath Project. Agora o Michael Nielsen publicou no Blog dele um rascunho de uma introdução ao projeto, que sairá num livro.

Quem quiser mais detalhes é só olhar no blog dele. Além de muitos interessante o artigo, ele escreve muito bem e tem excelentes idéias e análises. Realmente de impressionar.

E para aquels que não sabem, o Polymath project foi um projeto de tentar resolver um problema matemático colaborativamente na internet, de forma aberta. Ou seja, as idéias eram postadas na internet, num blog, e quem quisesse podia contribuir em cima dela.

O problema matemático era tentar apresentar uma prova combinatória para uma proposição que tinha sido provada por meio da teoria ergódica. É comum na matemtática que se busquem provas alternativas para algo, pois as provas podem iluminar melhor uma questão e abrir novas agenas de pesquisa.

Não temos ainda essas coisas de ciência aberta nas ciências sociais, mas por outro lado temos algumas iniciativas como a de reuniar cientistas sociais para determinar as questões em aberto mais importantes das sociais, inspirado no que Hilbert fez 100 anos antes com a matemática. Curiosamente ou não, o Michale Nielsen, quando falava do Polymath project no seu começo, lembrou que o Hilbert foi um que trabalhou colaborativamente na Matemática.

Sinceramente, acho que essas “coincidências” não são à toa e indicam que estamos, mais ou menos, no caminho certo. Espero que nossos cientistas brasileiros possam participar desse processo também.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em ciência. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s