Artigo Rejeitado

Hoje eu recebi um parecer negativo de um artigo que submeti para um journal internacional, dizendo que meu artigo foi rejeitado para publicação. O parecer é bem mais rigoroso do que eu imaginava, especialmente no que tange a detalhes da escrita (algumas afirmações descuidadas do texto, que ficam mal explicadas ou mal fundamentadas, e que costumamos dar de barato).

Mas, ao contrário do que talvez seria de se esperar, eu fiquei (talvez paradoxalmente?) animado com o resultado. Eu tenho mais clareza ainda de quais os pontos fracos que devo melhorar e como fazer melhor o próximo artigo. De fato o artigo tinha algumas coisas confusas e eu mesmo tinha comentado anteriomente com colegas que, fosse eu o parecerista, não aprovaria o meu próprio artigo!

Mas o que me deixou animado é que eu tenho que ser mais rigoroso do que já sou, olhando não somente para a grande figura, mas também para os detalhes. Eu estava com uma mania de só olhar para as grandes coisas e não me importar muito com alguns detalhes de formulação, afirmações descuidadas etc. E o parecer me fez repensar isso e vai contribuir muito para a minha tese. Já estou pensando em reformular algumas coisas da tese e fazer um trabalho bem melhor do que estava pensando em entregar. Vai me exigir mais trabalho, mas em compensação terei uma tese muito melhor. Às vezes você ouve alguma crítica e dá de barato que ela não está agregando muito e alguém de fora tem que chamar a atenção para você perceber as coisas. Foi esse o caso.

Então, no fim das contas, acho que vou fazer um trabalho muito melhor e quando ele estiver bem feito será mais facilmente publicável no exterior numa revista top. E isso me deixa feliz e animado em saber que meus trabalhos poderão ficar bem melhores. Então, apesar da rejeição, fiquei animado!

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Artigo Rejeitado

  1. Pingback: Programa para a esquerda socialista « Blog Pra falar de coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s