Mais sobre o acordo Brasil-Irã-Turquia

O Dresner, que sempre escreve coias interessantes sobre relações internacionais, tem um excelente texto sobre os desenvolvimentos recentes da questão Iraniana. Ele lembra que todo mundo havia concordado que:

1. Brasil e Turquia eram novos peso-pesados das Relações Interacionais e; 2) o acordo iria atrasar e complicar novas sanções no Conselho de Segurança.

Pois não é que Clinton anunciou que Rússia e China concordaram em novas sanções? Tirando o fato de que sanções não são necessariamente um bom meio para conseguir compliance com normas internacionais, o que isso signifca para o Brasil?

Bom, além do fato óbvio que se refutou a proposição 2 acima, diria mais: se a especulação do Dresner está correta (que essas novas sanções saíram principalmente porque os países, especialmente Rússia, não querem Brasil e Turquia emergindo como atores relevantes no centário internacional), então a ação diplomática pode sersumariamente avaliada como: perfeita se se considera apenas o equilíbrio parcial (isto é, assumindo tudo o mais constante) e um fracasso se se assume equilíbrio geral!

Explico-me. Supondo que os agentes queriam apenas resolver o problema no Irã, a ação brasileira era boa. Porém, ao colocar Brasil e Turquia comoatores globais, isso desagradou outros países, o que os levou a aceitar algo que originalmente não aceitariam (as sanções contra o Irã, atropelando o acordo duramente costurado). Se isso é verdade, então o Brasil a partir de agora terá de olhar não somente as consequencias de suas ações nas questões relacionadas diretamente a elas, mas também ponderar questões geopolíticas. Isso torna a equação mais complexa e é uma novidade para o país. Vamos apanhar muito ainda nos próximos anos se a tendência continuar, pois é difícil aprender a lidar com essa complexidade. Além disso, auementam os custos da nossa política externa.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s