E a ressaca da Copa…

E a ressaca da copa é bem menor do que a eliminação da libertadores. Não dormi naquele dia, remoendo o que podia ter sido feito diferente. Hoje, aconteceu o que todo mundo temia: Felipe Melo foi expulso numa agressão e faltou banco de reservas para o Brasil, embora depois da expulsão não tinha muito o que fazer.

Mas minha maior preocupação mesmo é com a Copa de 2014. Será uma pressão muito grande, muitas reportagens sobre 1950 e que jogadores terão jogado uma copa do mundo? Eu sei que o trabalho do Dunga era ganhar essa copa, e não preparar jogadores para a próxima, mas mesmo assim…

Júlio César terá 34 anos e ainda poderá ser o titular e creio que aqui não é nosso problema. Na lateral direita, teremos Michael com 32 anos e Daniel Alves com 31. Um dos dois deve continuar como lateral, mas os dois, que dependem demais da força física, estarão mais velhos e jogando menos. Na zaga, Lúcio terá 36 e Juan 35, ou seja, dificilmente estarão na próxima Copa. Dos volantes, novo só o Ramires (terá 27) e o Felipe Melo (terá 30), mas saber que poderemos contar com ele não parece lá muito animador. Por outro lado, Dunga re recuperou em 94 após 90.

Do meio pra frente, Kaká terá 32, Robinho 30 e Fabiano 33. Kaká ainda teria condições de ser a estrela do time, mas sua pubalgia crônica preocupa. Sem ele, e Robinho tendo mostrado que é só um bom jogador e não um craque, quem teremos experiente em 2014?

Neymar, Ganso, Elias, Hernanes etc. são todos bons jogadores e podem figurar na Seleção, mas será a primeira Copa do Mundo deles, e de quem mais surgir no caminho. Ou o Brasil faz um time muito superior aos outros, ou um time apenas levemente melhor terá a dura missão de jogar em Casa, com um agravante: sem eliminatórias e com quase todos os amistosos jogados na Europa (um absurdo), teremos jogadores brasileiros acostumados a jogar lá fora, mas não aqui. É bom ficar esperto.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em futebol e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para E a ressaca da Copa…

  1. Flavio Pucci disse:

    é, nada de lúcio na próxima copa. isso preocupa. mas quanto a ressaca, é lógico que ela é maior num dos campeonatos, visto que num deles o título é inédito. (torça para o inter agora gal, heuhehueuheh)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s