Encontros e Desencontros

No romance que eu gostaria de escrever, tinha que ter um cena como essa aqui:

Uma das melhores partes da vida, para mim, tem a ver com os encontros e desencontros. Na vida real, você nunca sabe quando haverá encontro ou desencontro, quando os olhares vão se cruzar ou não, quando você vair virar o rosto na hora errada, quando você vai se revelar e obter um sorriso de resposta ou uma cara de estranhamento… São esses dilemas, essa busca incessante pelo encontro, mas sempre marcada pelo desencontro que é a vida para mim.

É por isso aliás que o filme Econtros e Desencontros é um dos meus preferidos. E também Before Sunset e Sunrise. Todas essas coisas foram muito bem filmadas. É difícil criar essas cenas sem ser piegas, ou então sendo minimalista demais e não transmitir o que os personagens sentem.

Os desencontros nos angustiam muito e quando eles acontecem a gente os vive intensamente. Podem ser amorosos, discursivos, afetivos, sociais, políticos… E é impressionante que a gente quase nunca consegue curtir esses desencontros. Ficamos tão ansiosos em nos encontrar que repelimos o desencontro. Mas o desencontro é tão importante quanto o encontro. Encontro sem desencontro não é nada, do mesmo modo que desencontro sem encontro é um beco sem saída.

Meu post anterior foi um relato de um desencontro tentando ser superado por um encontro. Mas pensando bem, que mal tem um desencontro, né? Deixemos os desencontros fluírem e durarem o quanto tem que durar. E pacientemente aguardar o dia do encontro. Se não chegar, que nos leve a outros encontros então.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Encontros e Desencontros

  1. Mafê disse:

    Que lindo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s