Novos Blogs

Duas coisas que eu reclamo sempre: os professores de ciência política do Brasil não blogam, e os meus colegas graduados e pós-graduandos não blogam. Pois bem, descobri dois blogs novos, um deles do prof. Jairo Nicolau, e outro de internacionalistas (pessoal de Relações internacionais). Recomendo darem uma olhada, especialmente quem gosta de ciência política e/ou relações internacionais.

Ah, o blog do prof. Jairo é focado nas eleições 2010.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em internet, Manoel Galdino e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Novos Blogs

  1. Rafa disse:

    Meu amigo Manoel.
    Já li aqui, mais de uma vez, você comentando e reclamando como pouco exploramos a blogosfera. Uma das coisas que você argumentava era como essa ferramenta era importante pra ver como as pessoas estão pensando as coisas.
    Talvez, além dessa possibilidade dos “amigos” (amigos aqui assume o sentido de pessoas próximas. Como se fosse uma corrente, onde um amigo indica o blog para o outro e assim vai. Ou um professor que tem um blog em que os alunos acessam; etc.) poderem ver o que as pessoas escrevem e pensam sobre as coisas, a blog poderia servir como um meio de difundir debates e pontos de vista diversos. É mais ou menos aquilo que conversamos outro dia, e que o Lula apontou na entrevista que concedeu ao Terra: os blogs e sites diversos vão ganhando muita força; e que os jornais e revistas são cada vez menos lidos.
    Entendo que as ferramentas de comunicação devem prestar informação pra todo mundo (para que todos que estão lendo aquela informação, entendam do que se trata). E, assim como nas revistas e jornais, não vejo isso na blogosfera. E olha que pela via eletrônica fazer as coisas ficarem claras é muito mais fácil do que nos jornais e revistas. Afinal, sempre que você for falar de algum assunto que já tem um debate mais adiantado, na via eletrônica, facilmente você pode remeter o assunto a sua gênesis. Por exemplo: O fim da CPMF. O debate que você está fazendo no seu blog já trata do assunto da importância econômica desse imposto. Porém, o sujeito que pouco entende da coisa, e nem sabe o que é CPMF, e que é leitor do seu blog, provavelmente não poderá acompanhar a discussão. Daí a importância de fazer alguns links à sites que podem ajudar o seu leitor a entender um pouco mais do assunto.
    De certa forma, os blogueiros fazem isso. Mas muitas vezes, acho que os assuntos ficam carentes de informação para os iniciantes e leigos. Vejo nesse mundo (blogs) muitos links em inglês, francês e espanhol. Tudo bem que muitas coisas que são debatidas nos blogs das pessoas, tem sua origem em notícias do estrangeiro. E aí tudo bem você (você não é você Manoel, mas sim você que tem um blog) remeter ao site ou matéria de onde nasceu a discussão que você está fazendo. Mas acho que, no mínimo, deve-se explicar o que aquela pindanga de texto quer dizer. E isso poucas vezes acontece.
    Daí nada muda. O caras que possuem blogs, e que fazem discussões muito importantes e legais, ficarão fazendo discussões importantes e legais para meia dúzia de pessoas e nada mais. Grande parte do público, pouco poderá acessar e participar das coisas que são discutidas ali.
    Enfim, acho que vocês deveriam pensar nisso. Em como dialogar com o máximo de leitores possível.
    Um abraço,
    Rafa.

  2. Você tem razão. É que escrever num blog é mais difícil do que parece. às vezes é só preguiça mesmo de linkar para as coisas. Mas vou tentar melhorar. Valeu mesmo.

  3. luizgusmao disse:

    grande galdino! mto obrigado pelo link para o nosso blog, caramada. provocou uma explosão de visitas por lá. acompanho seu “pra falar de coisas” pelo google reader. me foi indicado pelo flávio pinheiro, colega seu aí da usp com quem trabalhei no opsa. prometo vir mais aqui para fazer comentários. grande abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s