O que a oposição (de direita) precisa?

De tanto ler o NPTO entrei numas de fazer esse exercício mental: qual  melhor estratégia pra oposição (de direita) no Brasil com a iminente vitória da Dilma?

Pensei, pensei, e cheguei a seguinte conclusão: Os caras tinham que aumentar a identificação partidária com o partido deles. Notem que, a rigor, hoje em dia, só há dois partidos com alta identificação partidária no Brasil: Um é o PT, o outro é o anti-PT. E nisso a oposição contribuiu. Lembram do Bornhousen falando que o PT era uma raça e tal? Pois é, muita gente deve ter se identificado com isso, reforçando o anti-petismo deles.

Então, a oposição devia primeiramente esquecer esse ódio ao PT. Nada de identificar tudo que eles achama ruim no Brasil com o PT (aumento dos gastos com funcionalismo, Bolsa-família que eles chamavam de Bolsa-esmola etc.). Isso só aumenta a identificação partidária de quem gosta disso com o PT.

Ao mesmo tempo, eles têm que achar um jeito de aumentar a identificação partidária deles.O PSDB até tentou isso, mas a imagem que tentou construir, a de um partido bom em gestão, tem dois erros, ao meu ver: é um discurso que só cola em São Paulo, e porque isso não faz quase ninguém se identificar com o Partido.

E sabe porque eu bato na tecla da identificação partidária? Porque identificação partidária ajuda a dar estabilidade nas votações dos candidatos do Partido. Se você tem 20% do eleitorado identificado com você, você vai receber sempre esses 20% dos votos mais os independentes que migrarem pro seu lado. Isso ajuda a eleger deputado, senador, enfim, a manter a oposição forte no legislativo. E ajuda também a ganhar a eleição presidencial disputando os independentes com os outros partidos.

Talvez judasse nesse processo se o PSDB aceitasse fazer prévias com seus filiados. Mas o Partido é elitista demais e não consegue aceitar que a massa, mesmo a massa do partido, decida as coisas. O PT é mais esperto. Vejam o caso lá de Minas. Fizeram prévias e o Pimentel perdeu. Há quem diga que houvem anipulação das prévias. Mas mesmo assim, é melhor que o PSDB, que nem prévias faz.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s