Direito Autoral e Eleições

Uma pena que o debate eleitoral gire em torno da corrupção, golpismo da mídia e denúncias de um lado a outro. Se alguém me disser o que um governo de oposição que assumiu o governo após derrotar a situaçã ofez para apurar algum crime qualquer de corrupção do governo anteror, por favor me avise.

Serra pós Marta, fez o quê? nada que eu saiba. Lula pós FHC fez o quê? nada. Esse é um dos lados da transição madura no Brasil. Tem estabilidade e não se toca o fogo no circuo, mas também deixa-se as corrupções passadas de lado, até porque é preciso implementar as próprias corrupções.

No que fazemos muito bem em tentar implementar nossa própria agenda. Por isso eu trago aqui esse link. Pra resumir a história, lá nos EUA uma decisão judicial impede a revenda de um software, pois o usuário adquire um licença de uso, mas não a propriedade do software. E como ebooks para os Kindles da vida dão direito apenas à licença de uso, a conclusão lógica é que ebooks não poderão ser revendidos. Aliás, nem mesmo o próprio kindle com os ebooks!

Agora você se pergunta: quais são as posições dos candidados brasileiros sobre o assunto? Ninguém sabe, pois não se perguntou o que eles pensam do direito autoral, se eles consideram baixar música um crime e vão colocar a polícia para prender usuário etc.

Por isso eu vou aproveitar e declarar meu voto no Biula  do PSOL (50001)para deputado estadual. Não, não conheço ele (infelizmente não pude ir a uma feijuca com ele no último domingo), mas me foi indicado pela minha amiga Mari Almeida, que foi candidata a vereadora nas eleições passadas. Mas principalmente porque, entre outras coisas, ele é a favor do conhecimento e cultura livres. Como esse é (junto ao aquecimento global e outras coisas ecológicas) dos dois temas mais importantes para mim além do básico (educação, saúde e renda), meu vote é dele, pois no blog dele há detaque pra esses temas.

Estava sem deputado estadual, agora não estou mais. Provavelmente discordo de um monte de coisas, mas até aí, eu discordo de um monte de coisas do partido ao qual sou filiado (PSOL) e mesmo assim continuo filiado.

ps.: Achei que o site/blog do Biula podia ter mais material com as idéias dele ou do grupo dele. Tem muito material da campanha (eventos e tal), mas podia ter mais conteúdo. Sei que não é a regra de voto para a maioria, mas é pra mim.

ps.2: Tá engraçado o apoio do Michael Lowy ao Biula. Muito mais natural é o apoio do Marcelo Yuka a ele.

ps.3: não é o costume do meu Blog fazer esse tipo de apoio, mas escolher deputado estadual é sempre difícil e, tendo escolhido o meu, achei que vali a pena divulgar, incluindo os motivos. Não são lá dos mais consistentes (preferia ter feito a escolha com mais conhecimento), mas a vida é complicada e, dado recursos escassos, utilizar alguns atalhos informacionais não é má idéia não. Mas se alguém quiser criticar minha escolha, sou todo ouvidos.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s