Textos da conjuntura

Os textos do momento que li e gostei são a entrevista do Lula e o texto do Jânio de Freitas na Folha, analisando essa história de PIG,  imprensa parcial, autoritarismo do PT etc.

A entrevista de Lula ao Terra, dividida em duas partes, pode ser acessada via Nassif aqui e aqui.

O texto do Jânio de Freitas, publicado na Folha, pode ser acessado via NPTO aqui.

Rapidamente, minhas avaliações são a seguinte. Mais do que nunca é preciso oxigenar o debate, sair da mesmice, ouvir outras pessoas, tanto as mais novas – menos viciadas – quanto as com mais experiência. Eu por exemplo não tenho memória política para avaliar em perspectiva histórica o comportamento do Lula como cabo eleitoral. Seria bom comparar com os EUA, com outros países, principalmente em se tratando de presidentes extremamente populares. Porque é muito fácil falar que um presidente não se envolveu na campanha eleitoral do seu candidato a sucessor quando ele é mal aprovado (Bush nos EUA, FHC no Brasil, pra citar os casos mais recentes). Difícil é o presidente se esquivar do seu papel de presidente e ser só cabo eleitoral etc. Além do que, a sobriedade nunca foi a maior qualidade do Lula, nem dos brasileiros em geral.

Em resumo, a necessidade é de oxigenação, de debater as idéias efetivamente, de discutir os problemas e soluções que são necessários para o País,e nós não estamos fazendo isso, ou estamos fazendo muito mal. Eu comentei aqui sobre a questão dos direitos autorais, mas não há debate. O meio-ambiente, mesmo com a Marina, não foi uma questão central. Enfim, essa é a mensagem desses dois links, embora tenha faltado um link bom de alguém mais à direita. Se alguém tiver uma sugestão é só enviar.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s