Como o jardim de infância afeta os ganhos no longo prazo?

Eu escrevi outro dia sobre política educacional para crianças, creches, essas coisas. Agora dêem uma olhada nesse estudo. O resumo do paper é (tradução livre):

No projeto STAR, 11.571 estudantes no Tenesse [ EUA] e seus professores foram selecionados aleatoriamente em diferenres salas de aulas nas respectivas escolas, do jardim de infância até a terceira série. Este artigo avalia os impactos de longo prazo do STAT usando registros administrativos. Nós obtemos 5 resultados. Primeiro, notas de testes do jardim de infância são altamente correlacionadas com resultados tais como rendimentos aos 27 anos, estudar na faculdade, casa própria, aposentadoria. Segundo,  estudantes em salas menores são significantemente mais prováveis de entrar na faculdade [attend college], estudar numa faculdade bem-ranqueadas e ter melhor desempenho em vários aspectos. O tamanho da sala não tem um efeito significativo nos rendimento aos 27 anos, mas este efeito é estimado imprecisamente. Terceiro, estudantes que tiveram professor mais experiente no jardim de infância tem rendas maiores. Quarto, uma análise de variância revela efeitos significates das aulas do jardim de infância sobre ganhos. Qualidade maior das aulas do jardim de infância – medida pelas notas finais dos alunos – aumenta rendimentos, taxas de acesso à faculdade, e outros resultados. Finalmente, os efeitos da qualidade das aulas do jardim de infância desaparecem nas notas dos testes em séries posteriores, mas ganhos em medidas não-cognirivas persistem. Nós concluímos que educação infantil cedo tem impactos de longo prazo substanciais, potencialmente através de canais não cognitivos. Nossa análise sugere que melhorar a qualidade de escolas em áreas com desvantagem pode reduzir pobreza e aumentar os rendimentos e receitas de impostos no longo prazo.

Meus comentários, baseado apenas na leitura do resumo acima:

1. Parece um excelente estudo

2. Tem que ver como foi a seleção aleatória dos alunos. Dependendo das escolas envolvidas e das salas escolhidas, pode não ser totalmente aleatório

3. Acho ruim medir qualidade da aula por notas dos alunos. Classes cujas crianças em média tem melhores habilidades cognitivas podem ser sair melhor nos testes e, assim, explicar a correlação entre esses testes e os vários resultados. Tem que ler o paper para ver se controlaram para essas habilidades não cognitivas.

4. De todo modo, em resumo: educação infantil (creche, jardim de infância etc.) é muito importante, incluindo tamanho da sala, qualidade das crianças e experiência dos professores.

5. Se experiência do professor é importante, mas esse é um recurso por definição limitado, qual o significado da importância dessa variável para políticas públicas? Quer dizer, experiência é um conceito relativo. Uns são mais experientes que outros. E professores em algum momento foram sem experiência. Como os professores adquirem experiência? Colocar professores mais experientes nos piores lugares vai efetivamente ter um retorno maior (ganho marginal maior), como parece sugerir os resultados do estudo?

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Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
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Uma resposta para Como o jardim de infância afeta os ganhos no longo prazo?

  1. Gabriel Cepaluni disse:

    O Emmanuel Saez, um dos autores do texto, foi o último ganhador da Clark medal e também vem recebendo outros prêmios importantes por estudos que relacionam os primeiros anos de educação com o desempenho posterior das “crianças”.

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