Gráfico de Pizza

E o UOL apresenta um gráfico de pizza com as bancadas eleitas por cada partido.

O gráfico é horrível. É simplesmente impossível saber com clareza quantos porcentos cada partido terá do senado, e nem mesmo dá para saber entre alguns partidos quem conseguiu mais ou menos cadeiras. Se você for ao site, verá que passando o mouse em cima de cada fatia da pizza aparece o número de senadores. O problema é que só com esses números dá para ter idéia do resultado efetivo. Na prática, ficamos só olhando para a tabela, ou seja, o gráfico não serviu para nada. E o pior é que a tabela é de senadores eleitos, e o gráfico é da bancada, o que complica as coisas mais ainda.

Nunca, nunca façam um gráfico de pizza. A razão? O ser humano tem dificuldade de compreender ângulos e ainda pior é comparar ângulos. Áreas também são ruins para nós. Somos bons em comprrender retas e demais relações lineares. Mas não sou só eu que digo isso não, qualquer livro ou site sobre gráfico vai dizer isso.

Abaixo eu fiz um simples bar chart, utilizando os dados disponíveis quando passamos o mouse em cima de cada fatia do gráfico. Muito melhor para transmitir informação, não?

ps.: O meu gráfico foi feito no R. O código segue abaixo. Eu digitei os dados no Excel e copiei e colei no R. É um data.frame 2×2 16×2, cuja primeira coluna é a variável Partido, e a segunda é a variável Senadores.2010 (número de senadores).

senado <- read.delim2(“clipboard”)
senado$Partido <- with(senado, reorder(Partido,Senadores.2010))
library(lattice)
png(“senado.png”, 640, 480)
barchart(Partido ~ Senadores.2010, data = senado1, main=”Bancada no Senado”, xlab=”Número de cadeiras”)
dev.off()

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em estatística, Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s