Elenco de Futebol e o Corinthians

Virou senso comum dizer que para ganhar o Brasilierão tem que ter elenco. E citam o Palmeiras do ano passado como exemplo. Esquecem só que o Flamengo ano passado também não tinha elenco.

Na verdade, é preciso uma mistura de elenco com sorte, não somente com as contusões que ocorrem cartões etc., mas também com o momento e em que jogadores ocorrem.

Vejam só. O ataque do corinthians é formado, teoricamente, por Ronaldo, Jorge Henrique e Dentinho. Tudo bem que Ronalso de Machuca muito, mas ter os três jogadores titulares do ataque machucados ao mesmo tempo por um longo período é muito azar. Na reserva temos ainda Iarley, Souza e Defederico. Souza é sem comentários, mas também não dá para dizer que é o pior dos bancos do mundo.

Em resumo, não acho que o ataque do corinthians seja limitado não. Queria ver qualwuer time do Brasil ou do mundo perder seus três atacantes titulares ao mesmo tempo. Vejam o Milan que contratou vários atacantes. Imaginem se o time perdesse Robinho, Pato e Ibra ao mesmo tempo, por um longo período. Teria o Inzagui ainda, claro, mas quem jogaria ao lado dele? E se ele cansasse com maratona de jogos? Ou estivesse mal numa partida? Não tem substituição à altura. E vamos combinar que o Inzagui é um Iarley melhorado e só. Velho, faz seus gols, mas não muito mais que isso.

O problema do corinthians, me parece, é azar, algumas contratações em excesso para a mesma posição, poucas reposições para outras posições e erros do técnico.

Nós temos mais ou menos uns 4 bons segundo volantes (Elias, Jucilei, Paulinho, Edu), dois meias bons (Bruno César e Danilo), sendo que um deles (Danilo) em má fase, dois laterais direito médios (Alessandro e o piorzinho Moacir) e só uma lateral-esquerdo, Roberto Carlos. A zaga também é complicada, a dupla titular é boa, mas nenhum dos dois reservas são bons. E só temos um primeiro volante, Ralf! E a gente mandou o Marcelo Matos embora, quando agora iríamos precisar dele.

Os erros dos técnicos consistem em não ter conseguido aproveitar bem alguns jogadores e dar o devido descanso a outros. Vejam só, o corinthians ganhou apenas 2 pontos nos últimos quatro jogos. Era melhor ter colocado o time reserva em um desses jogos que era para perder, descansar o time, e aí voltar com tudo. Por exemplo, após excelentes resultados contra Santos e Fluminense, fomos jogar contra o inter no sul. Porque não escalar vários reservas e tentar um empate?

Depois iríamos jogar dois jogos em casa e aí precisaríamos de fôlego para vencer os dois jogos. Acabamos empatando os dois e nos desgastando ainda mais. Olha o time reserva que daria para escalar no sul:

goleiro – Júlio César

Ld – Moacir

zagueiros – Thiago Helendo e Paulo André

Le – (Dodô)

meio – Edu, Paulinho, Boquita e Danilo.

Ataque: Iarley e e Defederico

Aí, no Banco, deixava alguns titulares…

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em futebol, Manoel Galdino e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Elenco de Futebol e o Corinthians

  1. Marcel Kawa disse:

    O problema não é só falta de atacantes, é falta de elenco mesmo. O Corinthians sempre jogou com 3 na frente, tudo bem… Mas caso os atacantes estejam escassos, e os jogadores reservas do meio dessem conta do recado, poderiam mudar o esquema e continuar com bom desempenho. Mas os reservas de modo geral estão em má forma fisica ou técnica.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s