Enem e Teoria da Resposta ao Item

Sobre esse caso do Enem, eu posso acrescentar alguma coisa porque, vejam só, uma das coisas em que eu trabalho na ciência política é a teoria da resposta ao item, que foi adaptada para estimar ideologia de legisladores. Eu não tenho muito tempo para explicar aqui não, mas deixe dizer com segurança uma coisa. Se as questões forem bem feitas, isto é, se elas discriminarem adequadamente a habilidade do aluno, então não tem problema nenhum reaplicar a prova.

Se os jornalistas perguntassem a qualquer pessoa que trabalha com teoria da resposta ao item, saberia disso. Se tiver tempo depois eu faço um post detalhado explicando a teoria da resposta ao item. Porque agora tenho que terminar um artigo que trata, justamente, de uma aplicação de teoria da reposta ao item, para apresentar num congresso semana que vem.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em estatística, Manoel Galdino, Mídia e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Enem e Teoria da Resposta ao Item

  1. Eduardo Leoni disse:

    Provas repetidas, assim como o SAT, GRE, GMAT, TOEFL, …

  2. Ticão disse:

    Rapaz, seria bom você arrumar tempo. Nunca tinha ouvido falar de TRI.
    O que mais falta nesse imbroglio é informação de boa qualidade.
    Só estou vendo pontapé e canelada.
    Faltam informações BÁSICAS sobre o tema.
    O que é, onde existe e é aplicado, quais existem pelo mundo, como funciona, qual o grau de confiança, o bem feito e o mal feito, etc…

  3. Ticão,

    fiz um novo post sobre a TRI. Espero que ajude.
    Manoel

Deixe um comentário

