Wikileaks: ruim para os EUA?

Tem gente falando aí que o escândalo do Wikileaks está destruindo a imagem dos EUA. Pode até ser, mas para mim está é melhorando. Eu particularmente fico feliz de saber que os EUA não gostam do Berlusconi, a embaixada americana em Honduras tentou ser o mais objetiva no papel de informar Wahsington etc.

Mas o mais importante mesmo é que nós, da esqueda, às vezes ficamos amigos dos inimigos dos EUA só porque eles são inimigos dos EUA. Por exemplo, no caso do Irã. Os documentos revelados mostram que a situação é mais preocupante do que dizia em público os EUA, além de revlear a pressão que sofrem por uma guerra lá. O fato de não terem feito essa guerra é sim positivo e, como disse, melhora a imagem do governo dos EUA para mim.

Por outro lado, me deixa com mais medo do que já tinha da China. Essa história de que eles invadiram computaodres dos EUA e do Google cheira muito mal. É bastante audacioso da parte deles.

Nom fim das contas, com relação à China, meu sentimento é o que falei uma vez a um amigo mais esquerdista que eu. A gente fica criticando os EUA, mas no fim das contas nossas valores são muiiiito mais parecidos com os dos EUA que a China. E a China é um ditadura que nem hipocritamente respeita direitos humanos. Quando a China virar a superpotência, muito provavelmente será pior para o Brasil que agora com os EUA. É bom não esquecer disso.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Wikileaks: ruim para os EUA?

  1. Dawran Numida disse:

    Também acho. Tenho a mesma impressão. Quanto à China, ele já é um problema para o Brasil. Notadamente, no comércio externo. E se antes de virar potência, as bolhas que muitos detectam por lá explodirem, muitos amigos ficarão em posição de fragilidade. A diplomacia brasileira reconheceu a economia chinesa como de mercado, para a entrada chinesa na OMC. Os resultados estão ai: a China não alinhou-se ao Brasil para um assento no CS da ONU, por exemplo. E o relacionamento China x EUA vão indo muito bem. O Brasil precisa saber disso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s