Efeitos dos cabos do Wikileaks

Escrevi aqui sobre os efeitos do wikileaks. Porém, um efeito até meio óbvio mas não antecipado por mim é a reação despropositada do governo americano e demais governos poir aí. A Amazon paroude hospedar o site do wikileaks após pressão de membros do governo (ou do congresos, mas dá no mesmo). O site é sujeito a cyberataques e ninguém tem dúvida de que parte dos governos do mundo estão por trás desses ataques. A última reação absurda é que o governo “recomende” que não se link ao wikileaks e nem se discuta (comente) o tema! Alguém chama o Tea Party, socorro!

Falando sério, notem o seguinte. Tivesse sendo o governo dos EUA uma sociedade democrática livre as usual, tudo se daria pela justiça. O wikileaks cometeu algum crime? Entre na justiça conta ele e espere a sentença da justiça. A amazon comete alguma infração ao hospedar o site do wikileaks? Entre-se na justiça pedindo que ela não hospede. E assim por diante. O que é completamente absurdo, típico de ditaduras e um dos maiores problemas do Big Government é que o Estado se volte contra um indivíduo ou organização privada, utilizando-se de toda a força e poder de pressão à disposição do estado. Repito, não é errado querer barrar o wikileaks e tal. É errado não usar o sistema judicial, mas a pressão de todo tipo por parte do governo, com todo o seu poder.

Checks and Balances, liberdade de imprensa, garantias constuticionais etc. estão aí para isso. Mas cadê elas funcionando? Porque é muito fácil defender democracia, devido processo legal e liberdade de imprensa quando tudo isso não te incomoda, mas só aos outros. Difícil é quando isso é usado contra o teu governo, né Obama? Em resumo, não vejo muita diferença na reação dos EUA em relação ao que costuma ocorrer na China. A china bloqueia sites, ó que atentado à liberdade de comunicação. Pois é, quem será que tem derrubado o site do wikileaks?

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em internet, Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s