Democracia

Em qualquer democracia séria do mundo, se você faz algo errado, alguém (pode ser um ministério público da vida) entra na justiça com um processo contra você e, caso condeando, cabe a você cumprir a pena. Mas o que tem sido feito contra o wikileaks nessa última semana é impressionante pela marca anti-democrática. São os governos dos países desenvolvidos (EUA, França, Austrália) jogando todo o peso desses governos sobre empresas, pressionando-as (extorsão?) para que deixem de atender um cliente porque não é do interesse do governo desses países. Algum mandato judicial? Nenhum.

O financiakl times diz: “O Wikileaks de hoje fala a linguagem da transparência, mas ele poderia rapidamente desenvolver um código de anti-americanismo explícito, anti-imperialismo e anti-globalização”.

Mas aqui eles estão errados. Não é anti-americanismo explícito ou anti-globalização, mas é, pelo contrário, defender os princípios originais dos founding fathers americanos, que queriam proteger o cidadão comum do Big Government, garantir a liberdade, os checks and balances, enfim, a democracia. O fato de que ninguém ainda tenha percebido que o modo de atuar dos políticos e governo desses países contra um cidadão e uma organização, de se basear na disputa de poder pura e simples, e não no devido processo legal, diz muito sobre as garantias legais que tem quem incomoda verdadeiramente esses países. Acontecesse qualquer coisa remotamente parecido com isso na Venezuela, Bolívia ou Equador, e as primas donas de plantão estariam todas gritando e esperneando contra a ameaça à democracian esses países. Mas muito mais grave é que, nos lugares onde a democracia está supostamente mais consolidada, ninguém perceba os problemas dessas ações.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Mídia, Política e Economia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s