Dois Pesos, Duas Medidas: ou a imprensa nossa de cada dia

Eis o Estadão (editorial) em 03/07/02, durante a gestão Marta Suplicy em São Paulo:

De fato, uma das áreas mais bem avaliadas é a da limpeza urbana, justamente um dos piores serviços prestados pelo governo Celso Pitta. Naquela gestão, o setor foi um escoadouro de recursos públicos, dentro do esquema de corrupção montado na administração municipal. (…) Ao assumir a Prefeitura, Marta Suplicy dispensou o chamado cartel do lixo (…) depois, refez contratos de emergência, dividindo a cidade entre o cartel e duas empresas de fora do grupo. Até hoje a licitação para o serviço não foi realizada e o serviço prestado é apenas regular. Se fosse bom, a cidade não teria sofrido com as enchentes durante chuvas típicas de verão.

Como se vê, coisa simples de se resolver as enchentes em São Paulo. Por alguma razão misteriosa, contudo, a coisa mudou de figura. Eis o que diz o mesmo Estadão em 12/01/2011:

É verdade que a topografia de São Paulo, em cuja área se alternam violentas ondulações e várzeas, não ajuda. Essa fatalidade geográfica é uma limitação importante. Apesar disso, o poder público pode fazer muito para reduzir os efeitos das enchentes, como sabem os estudiosos da questão. Elas nunca deixarão de ser um problema, mas podem deixar de ser um desastre periódico, como acontece hoje. As medidas para chegar a esse resultado são bem conhecidas, há muito tempo, e a maior parte delas já está sendo executada, mas infelizmente não de maneira satisfatória (grifos do futepoca, de onde tirei esse editorial).

Precisa dizer mais alguma coisa?


Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Mídia e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s