a Bouazizi

Nos dias de hoje, quando não se tem o que falar, não precisamos mais ficar calados. É possível linkar. Excelente texto do Diego, uma dos melhores que já li no blog dele.

Fica a homenagem aqui a Bouazizi.

**************

Acabei de ver o belíssimo filme “Enquanto Houver Esperança”, tradução de La Maison de Nina, filme francês sobre um “orfanato” francês para crianças judias ao final da segunda guerra (mais ou menos nos instantes em que o Exército vemelho chegava em Berlim).

Talvez por isso gostei mais ainda do texto do Diego, mas creio que não. O Diego lembrou de Nietzsche. Pra mim, impossível não lembrar de Kant (sobre a revolução francesa) e também dos Palestinos agora. E para todos os sóbrios por aí que dizem que toda revolução “fracassa” e não dá em nada, só frustar, deixe-me dizer uma coisa: você não entendeu nada. Absolutamente nada. Mesmo quando elas fracassam, elas vencem.

ps.: Uma das únicas coisas que ainda me lembro que acho que vale a pena dita pelo Tony Negri é que se há dominação é porque há resistência. Enquanto houver resistência ainda não perdemos. E é por isso também que sempre serei socialista.

ps.2: será que quando eu prestar concurso para professor (esse momento se aproxima velozmente) alguém da banca irá googlar meu nome, achará esse blog, o que escrevo aqui, e reavaliará (pro bem ou pro mal) minha candidatura? Bem, não importa muito, pois coninuarei a escrever o que tenho necessidade. Sempre.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para a Bouazizi

  1. Pingback: Kant, a Revolução Francesa e as Revoluções “árabes” | Blog Pra falar de coisas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s