Como terminar de jogar sua reputação no lixo, ou a última capa da Isto é

Entro numa banca de revista para comprar alguma HQ recente, e eis que vejo, na hora de pagar, a capa da ISTO É com dizeres mais ou menos assim: Estudo comprova que premonição existe.

Eu não li o artigo nem vou perder o tempo lendo e, em essência, eu não tenho muito a dizer sobre os aspectos científicos do paper além de repetir o que o Andrew Gelman falou (se o efeito é nulo, a estatística mais sofisticada do mundo não irá lhe ajudar), então não vou ficar repetindo aqui.

Tampouco tenho qualquer credibilidade para com revistas como a Veja ou Isto é. Mas o que realmente me assustou é que esse tipo de reportagem é tão obviamente ridícula que deveria diminuir a pouca credibilidade que ainda resta por aí em alguns incautos. Quer dizer, a revista passa a ser uma revista de amenidades e abobrinhas que podem ser divertidas até, mas que não são relevantes no fim das contas.

ps.: Além disso, as primeiras notícias desse artigo que fiquei sabendo foram em 29 de novembro do ano passado, via blog do Andrew Gelman (saiu no mais famoso Freaknomics). Demorou tanto tempo assim para eles descobrirem o estudo? Ou guardaram na gaveta para lançar a reportagem quando não tivessem mais nenhuma outra abobrinha menos abobrinha para por na capa da revista?

pstu: Porque raios eles dizem na capa que é um estudo da Universidade X? O Estudo é de um professor da Universidade não da Universidade. De vez em quando a mídia gosta de fazer isso. “Estudo da USP…” Até parece que toda a comunidade USP acredita no resultado do tal estudo.

 

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em ciência, Manoel Galdino e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s