Obama

Enquanto assistemos ao filme de suspense que são as notícias do Japão sobre a Usina Nuclear – com um sentimento de que secretamente muitos torcem para que dê algo errado, seja para ter mais notícias, seja para detornar com a Energia Atômica -, Obama virá ao Brasil.

O que eu fico me perguntado é: O que catso aconteceu com o Governo Obama? Não é demais lembrar que, quando qualquer pessoa minimamente esquerdista se encontrava completamente desiludida com os anos Clinton e não se empolgava com Al Gore, os anos Bush foram um belo lembrete de que as coisas sempre podem ficar piores, muito piores.

Assim, é lembrando dos tempos de Bush e lembrando que um espectro ronda os EUA – o espectro da Sarah Palin -, pergunto: o que catso aconteceu com o Obama?

O Obama foi eleito com a esperança de fazer um governo modesto segundo o padrão de qualquer esquerdista social-democrata nada radical: Garantir o emprego dos americanos, acabar com a Guerra e aberrações como Guantánamo, entregar uma saúde pública quiça no nível da brasileira (mas mesmo menos podia ser aceitável, dependendo do quanto menos) e reformar o sistema financeiro, diminuindo os poderes dessa força terrível do capitalismo contemporâneo. Alguns mais otimistas imaginavam também uma transformação na forma de fazer política, e acreditavam nisso tomando como signo da mudança a participação entusiasmada de muita gente que há tempos não votava nos EUA.

No fim das contas Obama entregou uma reforma de saúde que torna o sistema americano, aparentemente, muito pior que o brasileiro, refém do discurso e da prática privatista/mercantilizadora da saúde, sem atentar para promoção da saúde, no máximo prevenção. Na economia, está mais para Hoover que Roosevelt, capitulou diante do mercado financeiro, e as guerras, bem. As guerras…

Tudo indica, portanto, que Obama faz um governo medíocre, decepcionante e que corre o risco de colocar um Republicano como Sarah Palin em 2013 na Casa Branca. Mas eu acho, sinceramente, que o governo dele não é tão medícore não. Tem problemas, claro, e eu os apontei aí em cima. O problema real, para mim, não é só que ele tenha conseguido avançar pouco ou nada em algumas áreas, mas que aparentemente ele não conseguiu mudar muito no cenário ideológico das lutas americanas. É só olhar Winsconsin. Qual é o apoio ou modificação introduzida pelo governo Obama que tornou os manifestantes de Winsconsin mais fortes? Aparentemente, nada. Eles estão lutando para mnter direitos básicos, como capacidade de negociação via sindicato, greve etc. e o governo Obama não parece disposto a defender nenhuma dessas bandeiras.

A derrota acachapante nas “midterms”, embora mais ou menos previsível (economia ruim mais regressão à média, isto é, evanescimento do efeito Obama) deve ter acendido o alerta para as eleições presidenciais. O problema é que jogar na defensiva, como ele tem feito após a aprovação da reforma de saúde é complicado. Às vezes dá pra levar o caneco, mas é sempre bom lembrar do meu filósofo favorito: o medo de perder tira a vontade de vencer.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Política e Economia. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Obama

  1. Paulo de Tarso Soares disse:

    Apesar de todas as suas precauções, de todos os seus cuidados típicos de intelectual, de toda intimidação, de todo medo de perder que lhe retirou a vontade de vencer, meu caro Maceió, suas esperanças em relação ao Obama me fizeram lembrar do mestre Brizola quando dizia que brasileiro adora ser enganado, adora uma mentira agradável. Abraços. Paulinho.

  2. Ou eu escrevi mal ou você leu errado, mas as esperanças relatadas não eram necessariamente minha. Eram esperanças “que existiam por aí”. Inclusive minha avaliação de que não e´tão ruim é porque eu mesmo não esperava muita coisa não.

    abçs
    Manoel

  3. Paulo de Tarso Soares disse:

    Ah, tá bem, agora entendi que li errado. Você não acreditou, não teve esperanças mas não acha o governo dele tão ruim. Acertei?

Deixe um comentário