Bin Laden

Bem rápido sobre Bin Laden.

1. Noto muita gente que não sabe como reagir à morte de Bin Laden. Comemorar morte de alguém é coisa boa? Eu de minha parte não comemoro essa morte não, mas entendo que tenha muitos americanos emocionalmente envolvidos com os ataques de 11/09 que comemorem a morte dele. Mas comparando, se o autor do massacre na escola pública lá do Rio tivesse escapado e fosse morto depois em confronto, muita gente não iria se regojizar com o fato?

2. Teria Bin Laden sido realmente morto? Sinceramente, acho essa discussão inútil. Se eles o tem preso ou o mataram efetivamente, tirando a importância para o indivíduo, que importa para nós? Não muda nada. Assim, acho mais fácil trabalhar com a idéia de que ele morreu sim.

3. Mais importante, é saber se isso significa que os EUA estão enfraquecendo a Al Qaeda, mais ou menos como o governo Colombiano enfraqueceu as Farcs. O tempo dirá se isso de fato está acontecendo, ou simplesmente gastaram muitos recursos para matar um indivíduo que, no fim das contas, nãoimportava tanto assim.

4. A popularidade do Obama já aumentou, mas é difícil saber se irá permanecer alta por muito tempo. Bush pai ganhou a guerra do Golfo, e mesmo assim perdeu a eleição pro Bill Clinton. A maior parte dos eleitores é mal-informada sobre um governante e fatos assim, tão amplamente divulgados, servem para melhorar a avaliação do governo justamente porque os eleitores dispõem de poucas nformações. Nas eleições, eles irão avaliar pelo que efetivamente conta mais, como o desempenho da economia, então não sei se mudará alguma coisa.

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Política e Economia e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s