Virais, mídias sociais… a diferença entre o pago e o não-pago?

Pelo que me consta, os dois vídeos abaixo são a febre do momento nas mídias sociais do Brasil. Um é a tentativa de uma banda colocar suas músicas pra serem ouvidas, a outra é uma boa sacada da Vivo, dialogando com a música pop brasileira dos anos 80.

Os dois vídeos são legais. Mas a minha primeira impressão é que a diferença entre um e outra nem é a qualidade artística. É que o vídeo da Vivo, por mais autêntico que seja, no fundo não é, enquanto a banda mais bonita da cidade contamina justamente pela espontaneidade e autenticidade – que, é claro, não é nem pode ser 100%, num vídeo que deve ter tido muiiiitos ensaios.

Tampouco quero aqui exagerar o lugar comum de que propaganda, o que é feito pra vender, é sempre aristicamente inferior etc., porque é claro que o vídeo da banda mais bonita da cidade é feito também para vender, e o vídeo da vivo é feito também para tocar as pessoas. Mas é o “é também” que permite, creio, diferenciar um vídeo do outro.

O filme da vivo é também para ser artístico, mas não o é principalmente. O vídeo da banda da cidade é também pra vender, mas não me parece que seja apropriado dizer que o vídeo foi também para os autores do vídeo se divertirem na gravação do clipe. A diversão ali era fundamental, e não simplesmente um “é também”. No clipe da Vivo, vender era fundamental, razão pela qual, aliás, tem telefones/smartphones demais no filme e achei isso estranho mesmo antes de descobrir que era propaganda da Vivo. E tem telefone/smartfone demais porque o vídeo não é também pra vender, mas fundamentalmente pra vender. E isso faz toda a diferença.

Anúncios

Sobre Manoel Galdino

Corinthiano, Bayesiano e Doutor em ciência Política pela USP.
Esse post foi publicado em Manoel Galdino, Mídia, poesia e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s